Originária da América, a semente de abóbora já era usada pela cultura asteca como alimento e no tratamento de doenças, dado seu valor nutricional, podendo ser consumida crua, assada ou cozida.
A cada 100 gramas delas, você tem 18g de proteínas, 262 mg de magnésio – o que representa mais de 50% do consumo recomendado para um adulto – e bastante fibra.
Além disso, contém muitas vitaminas e outros importantes minerais como o zinco, ferro, potássio e fósforo, ajudando na formação da massa magra, quando aliado à prática de atividades físicas.
Benefícios da semente de abóbora
1. Anti-inflamatória
Atua para desinflamar o corpo e auxilia a saúde, principalmente na menopausa, principalmente por conta da presença do zinco, que faz com que seu sistema imunológico seja reforçado.
Outra substância que ajuda nesse processo é a cucurbitacina, com grande capacidade anti-inflamatória, protegendo também o trato urinário.
2. Combate a insônia
Por ter triptofano, importante aliado na luta contra a insônia, ela ajuda a equilibrar suas noites de sono.
Dentro do corpo essa substância se transforma no hormônio do sono, a melatonina. Uma pesquisa publicada na Nutritional Neuroscience revela que consumir sementes com carboidrato antes de dormir estimula o triptofano.
3. Boa para o coração
Por conter uma grande quantidade de magnésio, a semente de abóbora é um relaxante natural e ajuda a combater problemas de coração, além de fortalecer as paredes das artérias, garantindo assim uma melhor saúde do sistema cardiovascular.
Contém também esteróis naturais que são fundamentais na redução do colesterol, sendo a segunda com maior concentração deste, depois das sementes de girassol.
4. Próstata
Ajuda no tratamento do aumento da próstata, já que possui fitoesteróis.
Além disso, a sua capacidade anti-inflamatória mantém as células mais saudáveis, evitando assim o desenvolvimento de alterações que possam gerar problemas na região.
5. Seja mais feliz
O triptofano ajuda a manter um melhor humor, sendo bom aliado contra depressão, pois, quando em contato com o organismo, ele se transforma em serotonina, um neurotransmissor que atua na inibição da ira, agressão, temperatura corporal, humor, sono, vômito e apetite.
6. Emagrecimento
Se aliada a uma alimentação correta e níveis adequados de atividade física, seu consumo pode ajudar a emagrecer.
Além da grande quantidade de fibras, que ajuda a ter uma sensação de saciedade por mais tempo, estas sementes são ricas em nutrientes que vão suprir algumas das necessidades do seu corpo, reduzindo assim a fome.
A gordura boa, presente nas sementes, colabora para manter a saciedade por mais tempo, além de fornecer energia para as atividades físicas. Outro fator importante é a capacidade de estimular a formação de massa magra, ajudando na recuperação muscular.
Como consumir
1. Crua
Você pode simplesmente consumir as sementes cruas, porém seu sabor não é dos melhores dessa forma, assim como sua textura fibrosa.
2. Cozida
Que tal cozinhar junto com seus legumes favoritos ou até mesmo com o ensopado?
3. Frita
Basta um fio de azeite de oliva, alguns temperos e uma pitadinha de sal para ter um delicioso acompanhamento para pães o até mesmo para o almoço.
4. Assada
Torrar no forno, com um pouquinho de sal, pode te garantir um tira gosto maravilhoso.
5. Farinha
Você também pode fazer uma farinha e adicionar uma colher na sopa, feijão, ensopado e onde mais parecer interessante. Fica ótima também como cobertura para sorvete e para fazer tortas e doces.
Como torrar
A forma mais comum de consumi-la é torrando, seja com ou sem sal, sempre com a casca.
Você pode comer com ou sem a casca, sendo que a parte de dentro da semente dá uma deliciosa paçoquinha saudável, se triturada e misturada a um pouquinho de açúcar de coco.
Veja o passo a passo para torrá-las:
- Lave bem as sementes e deixe de molho em uma salmoura fraca, por 1 hora;
- Coloque no escorredor até que pare de pingar;
- Seque bem com uma toalha de prato limpa e espalhe em uma assadeira grande;
- Se quiser, misture sal antes;
- Coloque em forno médio, até que dourem e fiquem crocantes;
- Deixe esfriar e guarde em potes com tampa.
Mais receitas
1. Leite de semente de abóbora
Ingredientes
Semente de abóbora: 1 xícara (chá);
Água filtrada: 1 litro
Modo de preparo
- Lave bem as sementes e deixe escorrer;
- Coloque em um recipiente com água por 8 horas, dentro da geladeira;
- Depois desse tempo, coloque no liquidificador com a água da receita e bata muito bem;
- Passe no coador de pano e conserve em geladeira, por no máximo um dia. Reserve as sementes peneiradas para fazer uma pasta deliciosa que acompanha pães e outras receitas.
2. Pasta de semente de abóbora
Ingredientes
Sobras do coador do leite de semente de abóbora;
Azeite de oliva, sal, pimenta, azeitonas e ervas: a gosto.
Modo de preparo
- Misture bem todos os ingredientes e sirva com torradas, pães, canapés e o que mais sua imaginação criar.
Gostou das dicas? Compartilhe!
Veja também: Conheça 6 tipos de abóbora para saber escolher melhor