O salsão é uma planta muito usada para diversos fins da culinária. Muitos lembram dele pelo seu característico sabor, mas esquecem que esse é um componente extremamente benéfico para o organismo.
Benefícios do salsão
Muito visto como um ingrediente para tornar a receita mais saborosa, o salsão possui diversos benefícios que não são conhecidos pelas pessoas. O seu poder é magnífico e deixará você de queixo caído.
1. Antioxidante
O salsão é composto por antioxidantes como os flavonoides e fitonutrientes. A sua composição é apropriada para colmatar os danos causados pelos chamados radicais livres.
Os fitonutrientes ajudam a diminuir o colesterol e criam proteção do organismo contra agressões do ambiente externo. Já os flavonoides são antioxidantes que atuam impedindo e tratando casos cancerígenos e cardiovasculares.
2. Melhora a digestão
O chá de salsão é muito conhecido para controlar a flatulência, inflamação e dor originadas por maleitas digestivas. Como promove a produção de suco gástrico e saliva, esse talo é adequada a quem precisa de um estimulante de apetite ou de controlar a digestão lenta.
3. Benéfico para a visão
Esse tempero também possui vitamina A. Por isso, ele é excelente para preservar a saúde da região dos olhos e evitar o processo de degeneração macular. Além disso, ele auxilia no retardamento de cataratas.
4. Anti-inflamatório
Graças aos flavonoides presentes no óleo essencial, que têm componentes anti-inflamatórias abrangentes, o salsão pode ser usado em casos de artrite ou gota.
5. Rico em fibras
O salsão tem a dose diária necessária de fibras. A gordura excessiva é queimada e a evacuação é facilitada, por causa da ação das fibras. Assim, ele é benéfico para a saúde intestinal e evita problemas nesse órgão.
6. Antibacteriano
Ele ainda serve como um antisséptico natural, o que faz com que seja muito eficiente para o combate de bactérias. Além disso, essa planta colabora para auxiliar em tratamento de feridas expostas de menor grau.
7. Protege o coração
No dia a dia, é ingerida tanta gordura saturada e até mesmo trans que o organismo acaba acumulando-a nas artérias. Isso gera problemas cardíacos a longo prazo, devido à alimentação feita de modo incorreto.
A planta em questão é uma fonte rica em água. A ausência de gordura e de colesterol são proveitos desta planta, que conduzem à redução de chances de ter doenças cardiovasculares.
8. Bom para os rins
Você pode usa-lo em questões relacionadas com doenças renais e retenção de líquidos. A verdade é que ele faz aumentar a quantidade de urina, o que causa a menor existência de ureia e ácido úrico. Além disso, é desintoxicante e usa-se na erradicação de pedras nos rins.
9. Auxilia no emagrecimento
Por ser diurético, o salsão colabora diretamente no processo de emagrecimento. Desse modo, ele serve como um complemento a uma dieta bem executada, paralela à prática frequente de exercícios aeróbicos.
O seu potencial de emagrecimento deriva do fato de que essa planta possui um alto poder diurético. Essa propriedade diurética evita o problema da retenção de líquidos no corpo. Assim, ela acaba combatendo o inchaço gerado por conta da água acumulada no organismo.
10. Regula a pressão alta
O extrato dessa planta possui propriedades que fazem com que essa planta auxilie no processo de contração e expansão dos vasos sanguíneos. Isso melhora o fluxo de sangue e, consequentemente, regula a pressão.
11. Previne úlceras
Essa planta possui um potencial excelente para tratar as paredes do estômago, repondo o muco que possa estar desgastado nesse órgão. Desse modo, ele previne as úlceras que são bastante agressivas e atacam o revestimento interno, podendo prejudicar o tecido da região.
12. Protege o fígado
Existem pessoas que sofrem com gordura no fígado. Esse é um problema sério que necessita de consulta médica. Em paralelo ao tratamento médico, você pode optar pelo uso desse talo, pois ele reduz a gordura presente na região hepática.
13. Fortalece a imunidade
Além de ser rico em diversos componentes fundamentais para a saúde, o salsão também é rico em vitamina C. Por isso, ele age diretamente no fortalecimento da imunidade do indivíduo.
14. Rejuvenesce a pele
Por possuir um alto poder de hidratação, ele colabora com a manutenção da saúde da pele. Vale destacar que a vitamina C, presente nessa planta, colabora com a produção de colágeno que deixa a pele mais firme e jovem.
15. Combate a insônia
Essa planta é rica em magnésio e colabora para a produção de melatonina no organismo. A melatonina é o hormônio do sono e é imprescindível para que se tenha uma boa noite.
Quer ingerir todos esses benefícios? Veja algumas sugestões no vídeo: