O permanganato de potássio é um composto químico formado por potássio e permanganato, resultando em um poderoso oxidante. Quando utilizado da forma correta ele é seguro para a pele e, assim, é possível usufruir de suas propriedades como bactericida, fungicida e cicatrizante. Mas, se usar em excesso, os danos à saúde podem ser preocupantes. Saiba mais sobre esse composto e como tirar bom proveito dele.
Para que serve?
Esse composto químico é vendido em forma de comprimido para que suas propriedades sejam aproveitadas de forma segura. Claro, além de usar na quantidade recomendada na embalagem, deve-se ter muito cuidado ao manipular, nunca pegando nas mãos sem proteção, nunca ingerindo e cuidando para não pegar nos olhos. Mas usando na dose adequada, serve para as seguintes funções:
Para tratar coceira e cicatrizar feridas
Um dos usos mais comuns do permanganato de potássio é o banho para catapora. Essa doença ocorre facilmente nas crianças e é causada por um vírus que, entre outros sintomas, deixa muitas feridinhas na pele que coçam sem parar.
Fazer um banho com o comprimido ajuda a aliviar e tratar esse sintoma. Mas ele não serve apenas para catapora na pele, também é útil para tratar fungos nas unhas, brotoeja, eczema e dermatite, sempre com orientação médica.
Tratamento de doenças femininas
As mulheres que sofrem com problemas como corrimento, candidíase vaginal e vaginite, depois de fazer uma consulta com o ginecologista, podem ser orientadas a fazer um banho de assento usando um comprimido de permanganato de potássio diluído em alguns litros de água. Suas propriedades como antisséptico ajudam no tratamento.
Como usar
Se for fazer um banho, seja para aliviar catapora, outros problemas de pele ou um banho de assento, recomenda-se misturar 1 comprimido de 100 mg em uma bacia com 4 litros de água morna. Deve esperar diluir por completo para depois deixar entrar em contato com a pele em segurança.
O banho deve ser de, no máximo, 10 minutos por dia, até ver melhora. Se não quiser fazer o banho pode usar a mesma água para fazer compressa, o que pode ser mais prático e eficiente para tratar da pele de bebês e idosos.
Caso perceba alguma reação adversa ao esperado, suspenda o uso e fale com seu médico ou farmacêutico.
Onde comprar
Os comprimidos de permanganato de potássio são vendidos nas farmácias e drogarias. Não é preciso ter receita médica, mas é necessário utilizar com muita cautela, porque, do contrário, apresenta sérios riscos à saúde.
Riscos para a saúde
Esse composto químico é muito forte e concentrado, chegando a ser corrosivo. Por isso, nunca deve pegá-lo com os dedos, sempre usando uma luva ou colocando direto na água em que será diluído, sem encostar.
Pelo mesmo motivo esses comprimidos nunca podem ser ingeridos, então devem ser mantidos fora do alcance de crianças, pessoas que não têm a consciência do perigo e animais de estimação. Caso ocorra algum incidente, a pessoa deve ser levada à emergência médica e deve tomar muita água.
Na hora em que for preparar um banho com esse comprimido, deve cuidar para não deixar ter contato com os olhos, pois poderá causar ardência e visão turva.