O orégano é uma erva aromática que, com certeza, marca presença relevante na sua cozinha. Seja como tempero, chá, molho ou aromatizando as suas pizzas, ele é muito versátil. Tanto que as suas características medicinais são mais que muitas.
De nome científico Oreganum vulgare, a planta oferece muitas vantagens para a saúde. Ele é rico em polifenóis, terpeno, pineno, borneol, linalol, terpieneno e outros óleos essenciais. Além disso, possui vitaminas dos complexos A, C, K e B, minerais e ômega-3.
Benefícios do orégano
O orégano é ótimo para dores, para melhorar a digestão, para perder peso e até para dar um boost no seu sistema imunológico. Fique por dentro de todos os seus benefícios!
1. Antibacteriano e fungicida
Pesquisas mostram que o tempero é eficiente no combate de agentes nocivos ao organismo. Em grandes quantidades, ele é capaz de eliminas bactérias, como a Salmonella e a E. coli.
O óleo de orégano é muito usado na medicina fitoterápica como fungicida. Ele é bom para prevenir aqueles fungos nas unhas dos pés, por exemplo.
2. Regula a menstruação
O consumo regular do tempero ou do seu chá pode evitar as cólicas menstruais e amenizar a Tensão Pré-Menstrual (TPM). Alguns estudos mostram ainda que mastigar a erva fresca é um potente remédio natural para regular a menstruação e evitar o sangramento excessivo.
Veja também: Como fazer a menstruação descer mais rápido
3. Faz bem ao coração
Como todo alimento rico em potássio e em ômega-3, essa erva aromática não poderia ser diferente. Ingerir o tempero ajuda a prevenir doenças cardíacas. Você pode adicionar em pizzas, em massas, em saladas, em arroz e em diversos alimentos.
4. Previne gripes e resfriados
O óleo de orégano pode ainda ser usado na prevenção de infecções nas vias aéreas. Bastam algumas gotinhas misturadas com água para garantir o efeito.
O chá também é bom para isso e ainda ajuda a passar mais rapidamente pela gripe, aliviando seus sintomas.
5. Melhora a digestão
A erva atua na vesícula, melhorando a digestão e todo o processo de secreção da bile. Quem come orégano com frequência não costuma ter gases, dores abdominais ou dificuldades para ir ao banheiro.
Você pode tomar o chá do tempero como um digestivo após refeições mais pesadas.
Orégano emagrece?
A resposta é sim! O chá, a erva e o óleo da planta são ótimos para quem visa diminuir uns números na balança. Isso porque o orégano contém carvacrol, um composto que previne o acúmulo de gordura e reduz a inflamação no tecido adiposo.
Estudos feitos nos Estados Unidos mostraram que o consumo do tempero nos alimentos preparados no dia a dia pode evitar a obesidade. Os outros compostos do orégano ainda reduzem o apetite.
E quem não adora orégano em tudo? Contudo comer a erva não basta para emagrecer. Você não está livre da prática de exercícios físicos e da dieta saudável se quer entrar naquela calça 38!
Cuidados a ter
Dificilmente uma pessoa vai consumir orégano em excesso, pois o sabor é forte demais. Mas é sempre bom ressaltar que o consumo exagerado do tempero pode provocar alergias, problemas estomacais, vômitos e diarreias.
Fora isso, a planta é totalmente segura para o consumo. Lembrando também que você não deve oferecê-la para bebês sem o consentimento médico.
Chá de oregano para que serve
O chá da planta serve para aliviar sintomas de gripe e da TPM. Além disso, ele contém todos os benefícios já citados e mencionados. Se você não gosta do tempero na comida, pode optar pelo chá.
Ingredientes
- Orégano: 1 colher de sopa;
- Água: 1 xícara.
Modo de preparo
1. Ferva a água e retire do fogo.
2. Coloque a erva na água e tampe. Deixe a infusão repousar cinco minutos.
3. Coe bem e beba.
Para amenizar o sabor, adicione mel ou stévia. Você ainda pode fazer o chá com outras ervas, como canela e cravo, por exemplo.