A linhaça é um alimento já conhecido por muitos, sendo bastante usado por pessoas que querem ter uma alimentação saudável e balanceada. Existe um derivado dessa semente que é também muito prático e saudável, o óleo de linhaça. Confira abaixo o que esse óleo pode proporcionar para o seu corpo e para seu bem-estar.
Benefícios para a saúde
É de se espantar como um óleo feito de uma semente tão comum pode ser tão vantajoso para diversas funções corpóreas. Confira abaixo e compreenda quais são esses benefícios para a saúde.
1. Ajuda a prevenir o câncer
Diversos estudos afirmam que ele possui excelentes propriedades para prevenir o câncer, principalmente o de mama, sendo excelente para provocar a morte das células cancerosas.
Em uma dessas análises, descobriu-se que o ácido alfa linolênico (ALA), encontrado em abundância nas sementes de linhaça, é capaz de reduzir o crescimento das células de câncer na mama.
2. Protege o coração
O ALA também é responsável pela boa manutenção da saúde cardiovascular, evitando problemas diversos no coração. Ele diminui a pressão arterial e ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, diminuindo os níveis do colesterol ruim, o LDL, e melhorando os níveis do bom colesterol, o HDL, além de regular os batimentos cardíacos.
Essas propriedades só são possíveis porque esse ácido graxo é extremamente benéfico para o coração, sendo associado à diminuição de riscos de ataque cardíaco e doenças no sistema cardiovascular.
3. Ajuda a prevenir a artrite
O óleo de linhaça é apontado como um dos responsáveis para ajudar na prevenção da artrite. Isso porque os ácidos graxos ômega 3 presentes na linhaça são úteis para reduzir a rigidez e o inchaço nas articulações em pessoas que sofrem de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide.
4. Preserva o sistema nervoso
Ele é excelente para quem deseja possuir uma ótima memória, pois o ômega 3 presente nesse óleo é essencial para a boa manutenção da saúde cerebral. Para isso, é muito importante que ele seja consumido diariamente.
Benefícios para a beleza
Além de possuir excelentes benefícios para a saúde, o óleo de linhaça exerce um papel muito importante para te manter bonita. Com propriedades indispensáveis para beleza, o óleo traz benefícios para pele, os cabelos e as unhas.
1. Fortalecimento do cabelo
Devido sua abundância em vitaminas e minerais, ele beneficia o crescimento dos cabelos, fortalecendo os fios e dando maior hidratação a eles.
Para isso, pode-se aplicar o óleo diretamente sobre o couro cabeludo ou misturar duas colheres de sopa dele em um creme ou condicionador, usufruindo assim dessas vantagens.
2. Combate a celulite
Embora a celulite não seja um problema de fato, foi gerado pela sociedade um tabu imenso em cima dela. Por conta disso, mesmo extremamente comum entre as mulheres, a maioria tenta livrar-se delas.
Pensando nisso, seu óleo pode impulsionar a produção de colágeno, substância essencial para a elasticidade da derme, fator que pode deixar as celulites menos visíveis.
3. Fortalece as unhas
A linhaça é muito útil também para quem deseja que as unhas cresçam bem fortes e nutridas, fazendo com que evite rachaduras ou quebras.
O óleo é muito rico em ômega 3, nutriente muito importante para o fortalecimento das unhas.
Óleo de linhaça emagrece?
Sim, o óleo de linhaça emagrece! Isso se deve, principalmente, à grande quantidade de fibra presente nesse óleo que, além de ativar o funcionamento do intestino, auxilia no controle do colesterol no sangue, reduzindo o acúmulo de gordura.
Além disso, esse óleo ajuda a trazer maior sensação de saciedade, aumentando o tempo de digestão, o que é responsável por diminuir a frequência de alimentos ingeridos.
Como tomar óleo de linhaça
O óleo pode ser misturado a algum suco ou chá e também ser tomado puro. Além disso, ele pode ser adicionado em algum alimento, para complementar a dose nutricional sem sentir seu gosto. Talvez essa última seja a opção mais usada.
Outra forma disponível no mercado para consumo é por cápsulas. Elas são industrializadas e vendidas em farmácias ou lojas de produtos naturais.
Como fazer
Ingredientes
Azeite de oliva extravirgem: 1 litro;
Sementes de linhaça: 100 gramas;
Alecrim seco: 1 colher (sopa);
Orégano seco: 1 colher (sopa).
Modo de preparo
- Passe as sementes pelo liquidificador;
- Coloque-as em um recipiente de vidro escuro, juntamente com o azeite e as ervas secas;
- Deixe repousar 30 dias e coe;
- Coloque o óleo em um frasco de vidro escuro e tape.
Agora que seu óleo está pronto, beba 2 colheres por dia, sem esquentar, para evitar a perda de alguns nutrientes.
Efeitos colaterais
Embora seja bastante benéfico, esse óleo pode gerar alguns efeitos colaterais para o organismo. Confira abaixo quais são:
- Pode gerar partos prematuros, não sendo recomendado para gestantes;
- Não é recomendável para pessoas com problemas no sangue;
- Pessoas com problemas hormonais ou diabetes também devem evitar o uso desse óleo.
Vejo no vídeo como fazer também leite e farinha de linhaça. É fácil e super versátil.