Se você tem crianças por perto, precisa preparar ao menos um jardinzinho para elas. Isso porque são tantas as vantagens, que certamente compensam qualquer baguncinha futura. Aliás, até ela é importante para o desenvolvimento dos pequenos, na dose certa. Veja quais são os principais benefícios de ensinar jardinagem para crianças.
Crianças no jardim: benefícios para corpo e alma
Pode parecer uma coisa simples: manusear a terra, plantar sementes, regar, colher ervas daninhas… É certamente um processo descomplicado, mas pode trazer benefícios significativos para a criança. Veja quais são os principais e se inspire.
Aprender a ser paciente e esperar
A planta tem seu próprio tempo e não tem birra que resolva isso. Então, o plantar e esperar é um processo que vai ajudar a desenvolver a paciência nos pequenos. A grande recompensa pela espera vem depois, em forma de brotinhos e lindas plantas.
Estar presente no momento
Cada vez mais as pessoas têm procurado uma forma de reduzir a tensão e ansiedade dessa sociedade tão veloz. Para isso, é fundamental que se aprenda a estar presente no momento, com a mente focada e tranquila. A jardinagem é excelente para isso, estimulando todos os sentidos e requerendo completa atenção.
Estimular a coordenação motora
Cavar, remover ervas daninhas com os dedinhos em pinça, colocar minúsculas sementes no buraquinho feito e ter delicadeza com as mudinhas. Essas são apenas algumas tarefas que requerem e estimulam a coordenação das crianças na jardinagem.
Ter empatia com o outro
Na jardinagem a criança entende que deve ter gentileza com a plantinha, pois ela pode sentir se amassar uma folha ou não der água. Da mesma forma, ela pode projetar esse conhecimento no dia a dia e aprender a ser mais bondosa e prestativa.
Ser responsável
Ter responsabilidade é fundamental em qualquer idade, mas você pode cultivar na infância. A jardinagem requer alguns cuidados, mesmo que simples, levando a uma maior noção de responsabilidade e cuidado com suas tarefas.
Como fazer
Para ensinar uma criança a cuidar de uma plantinha, não precisa de muita coisa. Pode ser até mesmo um vasinho em casa, o que vale é colocar a mão na massa. Veja algumas dicas de como fazer isso e tirar proveito dos benefícios:
- Comece com plantas que brotam rapidamente, como a rúcula ou o girassol. Depois, pode ir ampliando os cultivos, sempre pesquisando bem antes de plantar;
- Dê tarefas de acordo com a idade e capacidade de cada criança. Estabeleça como será feita a rega e limpeza do cultivo, sempre estimulando o prazer da atividade;
- Ensine a criança a ser delicada e cuidadosa com as plantinhas, durante todos os processos;
- Plante ervas que ajudem a repelir pragas, como o tomilho;
- Compre joaninhas e solte no jardim, além se serem fofas também ajudam a combater as pragas;
- Reserve uma área do jardim ou vaso para que a criança seja completamente responsável por ela.
Faça isso sempre com alegria e mostrando que cuidar do jardim é uma atividade prazerosa e não uma obrigação. Assim, sua criança vai colher os benefícios de cultivar plantas e se tornar um adulto ainda mais feliz.
Veja também: como plantar tomilho