A oliveira é a árvore da qual de colhem as azeitonas para fazer azeite. Das suas folhas é possível fazer um chá com propriedades medicinais bem interessantes à saúde, pois elas contêm ácidos e antioxidantes que ajudam a reequilibrar o organismo de diferentes maneiras. Veja quais são os benefícios do chá de oliveira e como é fácil de preparar.
Benefícios do chá de oliveira
O chá de oliveira é um tipo de chá leve, que não oferece efeitos colaterais se for tomado em quantidade equilibrada. Você pode tomar uma xícara ao dia para complementar sua alimentação saudável e manter o equilíbrio do organismo.
Ajuda a aliviar o estômago
Quando quiser um chá para acalmar azia, má digestão e problemas inflamatórios no estômago, o chá de oliveira é uma opção. Até para lavar o estômago após um envenenamento por agentes corrosivos ele serve.
O chá de oliveira contribui com o emagrecimento
Para emagrecer, esse chá traz benefícios ao reduzir as taxas de glicose no sangue e, assim, reduzir o acúmulo de gordura no corpo. É um complemento interessante para o tratamento de diabéticos ou mesmo para quem apenas quer levar uma vida mais saudável.
Auxilia no controle da pressão
Por ter a capacidade de relaxar os vasos sanguíneos, esse chá ajuda a reduzir a pressão arterial. É um chá para tomar de vez em quando por quem tem arritmia, angina ou hipertensão.
Baixa febre de gripe e resfriado
Em casos de gripe e resfriado com febre, o chá quente de oliveira ajuda a baixar a febre porque faz o corpo transpirar. Ele também alivia a tosse e os sintomas de infecção na garganta.
Desinfeta a mucosa da boca
Se estiver com algum problema na boca, como algum sangramento na gengiva, o chá de oliveira pode ser usado para fazer bochecho e atuar na desinfecção da área machucada, estimulando sua cura.
Receita de chá de oliveira
- Para fazer esse chá é muito simples. Coloque 1 litro de água para aquecer e desligue quando estiver quase fervendo.
- Coloque dentro da panela um punhadinho de folhas secas de oliveira, tampe e deixe em infusão por 5 minutos.
- Depois vá bebendo ao longo do dia, não mais do que essa quantidade de 1 litro ao dia.
Cuidados e efeitos colaterais
São raros os casos em que esse chá provoca efeitos colaterais no organismo. Se o chá for tomado em grande quantidade, algumas pessoas podem ter hipotensão arterial, alterações no fígado e na vesícula biliar e diarreia. Por isso, beba no máximo 1 litro por dia, dividido em 4 xícaras. Se perceber algum efeito colateral, pare de tomar imediatamente.