Quem não tem louro em casa? O tempero é típico da culinária brasileira e por ser seco é fácil de conservar por um bom tempo. Normalmente ele é utilizado no feijão ou na feijoada, em algumas sopas ou cozidos. Mas depois de conhecer os benefícios da folha de louro você vai querer pôr ele em tudo!
O louro é natural da Ásia, entretanto a árvore veio parar no Brasil com os portugueses durante o século XVI. Com nome científico de laurus nobilis, essa erva aromática é proveniente de uma árvore pequena que atinge apenas 10 metros de altura. E não é de hoje que os benefícios da folha de louro são levados em consideração. O uso da planta como antisséptico é milenar.
10 Benefícios da folha de louro para a saúde
As folhas do loureiro podem ser utilizadas para a saúde e na culinária de diferentes formas. Além disso, são muito baratas e fáceis de encontrar, em qualquer fruteira ou mercado de esquina você acha folha de louro desidratada.
Muita gente não sabe disso, mas o louro é bastante calórico, podendo ter mais de 300 calorias por cada 100 gramas. Ele também é riquíssimo em vitaminas, cálcio, potássio, ferro e magnésio. Em sua composição você encontra ainda gorduras saturadas e insaturadas, como ácidos graxos importantes para o seu organismo.
Até mesmo o cheirinho da planta é bom para você, pois estimula as papilas gustativas, aumentando a produção de saliva. Isso faz com que você tenha mais enzimas para realizar a digestão de alimentos complexos. Veja mais benefícios da folha de louro:
1. Combate a diabetes
Um dos benefícios mais conhecidos dessa planta é sua eficácia no combate à diabetes tipo 2. Tomar chá de louro ou ingeri-lo em outros alimentos ajuda o organismo a produzir insulina naturalmente. Isso faz com que os níveis de glicose fiquem mais controlados, evitando picos de açúcares no sangue.
Pessoas com diabetes ou pré-diabetes podem incluir esse alimento em diversas receitas. Assim fica mais fácil se beneficiar dele e de tudo que ele pode oferecer.
2. Melhora a digestão
A folha de louro é ótima para a digestão. Como mencionado acima, apenas o cheiro dela já faz com que você produza enzimas e tenha uma digestão mais efetiva. Ingerir a folha ou o seu chá tem efeito desintoxicante e pode reduzir a azia e a sensação de barriga cheia. Médicos podem recomendar o uso da folha em casos de prisão de ventre e de inchaço.
3. Previne doenças cardíacas
Apesar de ser calórico, o louro é zero colesterol e rico em rutina, salicilatos, ácido cafeico e fitonutrientes. Essas substâncias melhoram as coronárias, diminuem o mau colesterol, conhecido como LDL, e estimulam a saúde do coração.
Um dos benefícios da folha de louro é que a planta é uma fonte vegetal de ômega-3. Esse ácido graxo é vital para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.
4. Anti-inflamatório natural
Nas folhas de louro você encontra um composto chamado Parthenolide, que é um anti-inflamatório natural muito utilizado na produção de remédios caseiros. Em abundância no óleo de louro, pode ser utilizado para tratar enxaquecas crônicas, doenças reumáticas entre outros processos inflamatórios.
5. Benéfico para as grávidas
As folhas de louro são uma fonte de ácido fólico, substância que sintetiza o DNA. Durante a gestação, a deficiência de ácido fólico na mãe pode causar uma série de doenças neurológicas no feto.
6. Alivia gripes e resfriados
Além do efeito anti-inflamatório, o louro ainda ajuda a diminuir a congestão nasal, as infecções bacterianas e as dores causadas por gripes e resfriados. Fazer massagem no peito e nas costas da pessoa gripada com o óleo essencial da planta é mais eficiente que muitos medicamentos.
7. Acaba com estresse e a ansiedade
Porque o louro contém o farmacológico natural linalol, ele atua diretamente no relaxamento do corpo. A substância baixa os níveis dos hormônios do estresse e tem efeito calmante. Mas ela não está presente apenas no louro. Você também a encontra no manjericão e no tomilho.
8. Combate o câncer
Por causa dos muitos benefícios da folha de louro para a saúde e porque ela tem diversas substâncias antioxidantes, seu consumo pode prevenir o câncer, principalmente o de mama, e a leucemia.
Algumas pesquisas mostram que a ingestão do louro aumenta as concentrações de ácido cafeico, quercetina, euganol e catequinas, compostos que protegem o organismo da ação de células cancerígenas.
9. Eficiente contra picadas de insetos
Sabe aquela picada de inseto que coça sem parar? Você pode esmagar algumas folhas de louro frescas e aplicar sobre o local afetado. O ácido láurico presente na planta alivia a coceira, a dor e o inchaço, desinfetanto a área.
10. Menstruação em dia
As mulheres que sofrem com a menstruação irregular podem beber chá de louro para regular o ciclo. A planta é bastante eficiente nisso, sendo recomendada inclusive por ginecologistas.
Folha de louro emagrece?
O louro é bastante diurético e digestivo. Ele auxilia o organismo em muitos processos e por isso pode ser bom também para emagrecer. Mas não se deixe enganar por qualquer coisa que você lê na internet. Fazer apenas a ingestão do louro não vai fazer com que você perca o excesso do peso.
Inclusive, o excesso do louro no seu sistema digestivo pode ser tóxico e pode causar irritação estomacal e sonolência. O ideal é não ultrapassar o consumo de 3 folhas por dia ou uma xícara do chá. O melhor horário para fazer uso da bebida é à noite, pois ela tem efeito calmante.
O motivo pelo qual muita gente acha que o louro por si só emagrece é que ele contém uma substância chamada cactinea. Esse composto, que pode ser encontrado em forma de suplemento, inibe a fome e acelera o metabolismo. Ou seja, torna o emagrecimento um pouco mais fácil.
Agora se você pensava que ia fugir da dieta e do exercício físico apenas com essa planta, esqueça!
Malefícios da folha de louro
Em geral, o louro não tem malefícios ou contraindicações. Os benefícios da folha de louro são muitos e algumas pessoas abusam da planta. Como foi dito antes, o excesso do consumo pode causar algum desconforto no trato intestinal e distúrbios do sono, mas nada muito além disso.
Há alguns estudos que comprovam que as folhas de louro podem ser tóxicas quando ingeridas em grandes quantidades. Isso porque elas contêm flavonoides, que podem provocar a morte celular.
Como usar folha de louro?
A melhor forma de fazer uso desse alimento sem se prejudicar é não ultrapassar as quantidades diárias recomendadas. Você pode usar uma ou duas folhas para temperar a sua comida: no arroz, no feijão, em sopas, em cozidos e em carnes assadas, por exemplo.
Ainda pode beber uma xícara de chá por dia, feito com até 3 folhas para cada litro de água. Se quiser, pode também extrair o óleo vegetal do louro, também chamado de manteiga de loureiro. Algumas gotinhas dele para massagem podem ser uma boa ideia. Não beba o óleo nem o ofereça às crianças.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.
Fonte: Periódico Saúde e Pesquisa, Revista Brasileira de Farmacognosia e Visão Acadêmica