Menu

Chá de folha de goiaba faz o cabelo crescer?

O chá não faz milagre, mas pode sim ajudar a tratar o couro cabeludo e, assim, estimular o crescimento dos fios

Crédito: Freepik

Publicidade

Se você já viu na internet várias pessoas recomendando o chá de folha de goiaba para acabar com a queda e estimular o crescimento do cabelo, saiba agora se é mito ou verdade que isso acontece.

Chá de folha de goiaba faz o cabelo crescer mesmo?

De acordo com um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, a folha de goiabeira tem propriedades que ajudam no crescimento do cabelo de forma indireta.

Ou seja, por conta das suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, as folhas aceleram a cicatrização do couro cabeludo quando está com caspa ou outras pequenas lesões causadas por bactérias que impedem o ciclo capilar normal do cabelo.

Essa cicatrização, que ocorre 45% mais rápido com o chá de folha de goiaba, melhora a oxigenação no couro cabeludo e desobstrui os poros. Assim, estimula o crescimento de novos fios.

Publicidade

Benefícios de usar chá de folha de goiaba no cabelo

Com base no estudo mencionado acima, faz sentido usar o chá de folha de goiaba para ajudar a ter um cabelo mais forte e saudável, a partir da cura do couro cabeludo inflamado.

No entanto, ainda não há estudos conclusivos que comprovam a eficácia do chá para todos os casos de queda de cabelo. Mesmo assim, você pode obter os seguintes benefícios ao usar essa receita caseira:

  • Redução de inflamações no couro cabeludo;
  • Redução da coceira e da descamação causada pelas inflamações;
  • Auxílio no crescimento do cabelo após quimioterapia;
  • Tratamento do couro cabeludo que sofre com a inflamação da alopecia areata;
  • Prevenção dos fios brancos.

Como usar o chá de goiaba no cabelo?

Agora que você já sabe que é possível, em alguns casos, estimular o crescimento do cabelo com esse chá, aprenda a usá-lo.

  1. Em primeiro lugar, prepare o chá normalmente, aquecendo água e colocando dentro algumas folhas de goiabeira. Quando a água ferver, desligue o fogo, tampe a panela e deixe o chá em repouso.
  2. Enquanto isso, lave o cabelo com água morna e shampoo. Escorra bem o excesso de água e desembarace os fios.
  3. Transfira o chá para um borrifador, removendo as folhas, para ser mais prático de aplicar no cabelo.
  4. Aplique o chá no couro cabeludo todo e massageie por alguns minutos para ativar a circulação e fazer uma leve esfoliação.
  5. Depois, deixe o chá no cabelo por 1 hora para que as propriedades medicinais entrem em ação.
  6. Enxágue bem o cabelo com água morna ou fria e, se quiser, use condicionador só no comprimento e nas pontas.

O procedimento pode ser feito algumas vezes por semana, quando você for lavar o cabelo. Como não é recomendado lavar o cabelo todo dia (a menos que seja muito oleoso e seque rápido), o tratamento não é diário.

Publicidade

Você precisa ser persistente, seguindo com o tratamento por meses até observar uma melhora. Além disso, é importante manter uma rotina de cuidados com o seu cabelo e com a saúde de modo geral, pois tudo o que você faz no seu dia a dia influencia na saúde do seu cabelo.

Atenção: as dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Em muitos casos, o cabelo que não cresce ou que cai em excesso é um sintoma de algum problema de saúde que precisa de tratamento. Então, usar apenas o chá sem saber exatamente o que precisa ser tratado, pode não resolver.

Leave a Reply

Sair da versão mobile