Todos sabemos como é importante manter uma rotina com atividades físicas e também exercícios para preservar a boa saúde. Esse efeito positivo é ainda mais importante para as crianças e adolescentes que estão em plena formação física, cognitiva e emocional. E mais do que exercícios, a recomendação é praticar algum esporte coletivo, ou seja, feito em grupo.
Veja também: Exercício físico: recomendações da OMS para cada faixa etária
Benefícios do esporte coletivo para crianças e adolescentes
Qualquer exercício físico, mesmo fazendo sem a companhia de ninguém, traz benefícios à saúde. Aumenta a resistência cardiorrespiratória, a força muscular e dos ossos, melhora o metabolismo, previne a obesidade e aprimora o desenvolvimento motor e cognitivo.
Mas, quando uma criança ou adolescente pratica um esporte coletivo, ela obtém muito mais do que esses benefícios mencionados.
De acordo com Paulo Roberto Correia, fisiologista do exercício, pesquisador e professor da Unifesp, em entrevista para UOL Viva Bem, “no esporte coletivo, crianças e adolescentes aprendem a interagir com os colegas de equipe e a respeitar as regras e os treinadores. Também entendem a importância do trabalho em conjunto para alcançar objetivos”.
Praticar um esporte coletivo pode ser, para muitas crianças, a oportunidade de ter um primeiro contato com certos valores e sentimentos ainda não experimentados pelos mais novos.
O sentimento de pertencimento a uma equipe é bem importante, pois ajuda na construção da autoestima e da empatia, percebendo que todos são igualmente importantes para o grupo.
A criança desenvolve também o gosto pelo comprometimento que as competições em equipe exigem, além de aprender a ganhar e perder. O comprometimento estimula bons hábitos na rotina, o foco, a ter objetivos e motivação para alcançar algo maior.
Aproveite e veja: Como estimular a autoestima infantil – e a importância para o futuro da criança
É fazendo parte de uma equipe esportiva que os mais jovens desenvolvem um olhar mais abrangente sobre o mundo em que vivem, aprendendo a respeitar as diferenças entre as pessoas e enxergando que todo mundo falha de vez em quando.
Também é junto da equipe que a criança e o adolescente aprendem como é importante oferecer e receber apoio e incentivo, tanto nos desafios quanto nas vitórias.
Sendo guiados por um bom treinador, todos os membros de uma equipe esportiva aprendem que são parte importante do todo.
Aprendem que precisam colaborar e se integrar ao grupo para fazer dar certo. E entendem que todo treino e todo jogo é uma oportunidade de aprimorar suas habilidades, o que é mais importante do que vencer sempre.
Veja também: Mudar de escola sem estresse e sem traumas: como fazer?