Você tem o costume de dormir com seus filhos? Seja em cama compartilhada ou somente esperando que eles apaguem, dar essa atenção é uma ótima forma de formar adultos saudáveis. Quem afirma isso é a psicóloga Ph.D. Susan Krauss Whitbourne. Veja o que ela diz sobre isso.
Por que dormir com os filhos
De acordo com a Ph.D. Susan Krauss Whitbourne, dormir com os filhos resulta em “níveis mais baixos de estresse, choram com menos frequência e se sentem mais conectados a outras pessoas à medida que envelhecem, mostrando níveis mais altos de empatia”.
Ou seja, é um dos ingredientes que podem formar adultos saudáveis e felizes. Além disso, mesmo que ser mãe ou pai não seja uma tarefa simples, pode ajudar também a aliviar o estresse dos pais. Isso porque eles não vão chorar tanto, fazendo menos birras e se adaptando melhor a babás ou creches.
Para a psicóloga, existem também outros 3 fatores que ajudam a manter o equilíbrio da criança, sendo esses 4 os fundamentais:
- Hora para dormir: compartilhar o mesmo quarto ou até a cama pode ser saudável, seguindo a programação de sono da criança e não dos pais;
- Amamentação em livre demanda: se a mãe puder amamentar, deve fazê-lo em livre demanda;
- Toque: pode pegar no colo, abraçar, paparicar… Isso ajuda a criar laços e fortalecer a segurança e autoestima;
- Resposta ao choro: deixar a criança chorando no berço até cansar não é a solução. Faça com que ela se sinta acolhida e amada.
Para Susan, esses são processos básicos e que ajudam na formação desde a primeira infância. Porém, segundo ela, os pais “precisam encontrar o equilíbrio entre incentivar a independência e a autonomia, enquanto ainda permitem que seus filhos se sintam seguros”. Então, equilíbrio sempre, lembrando que quanto mais velhos eles forem ficando, mais simples se torna o processo.
Veja também: 6 truques antigos que você pode ter esquecido