Menu

Conheça os benefícios das orquídeas e dicas de cultivo

Além de lindas, essas plantas deixam o seu dia mais feliz. Veja 3 dicas especiais de cultivo para suas orquídeas florirem bastante

Crédito: Freepik

Publicidade

As orquídeas são plantas muito bonitas e possuem um alto valor de mercado. Muitas pessoas dão exclusividade a essa planta, criando um orquidário em casa. Não apenas por causa da beleza delicada, as orquídeas também são valorizadas por conta dos benefícios que trazem aos seus cultivadores. Veja quais são e veja dicas de cultivo dessa planta, caso queira começar a sua coleção.

Benefícios das orquídeas para a vida

Crédito: Freepik

Assim como todas as plantas, as orquídeas têm a capacidade de melhorar o ar dos ambientes, removendo o dióxido de carbono e produzindo bastante oxigênio. Elas também absorvem o xileno, composto químico usado em tintas e colas, que podem estar no seu ambiente de casa ou do trabalho, deixando-o menos puro.

Quando o xileno está em grande quantidade no ar, pode ser o gatilho para dores de cabeça, irritabilidade e fadiga. Então, ter uma orquídea no ambiente, vai ajudar a eliminar a causa do problema ao invés de ficar buscando solução em remédios, que serão apenas paliativos.

De acordo com o Feng Shui, as orquídeas são fonte de prosperidade e sorte, em especial se você tiver uma delas no seu quarto.

Publicidade

E, por fim, o cultivo de orquídeas, que requer determinados cuidados, ajuda a manter um estilo de vida mais tranquilo e equilibrado. Afinal, acompanhar o desenvolvimento das plantas, dia após dia, e cuidar delas faz a vida passar mais devagar, com mais paciência, percebendo a beleza e a perfeição dos ciclos da natureza.

3 Dicas de cultivo de orquídeas

Depois que se pega o jeito e se organiza uma rotina, as orquídeas ficam fáceis de cultivar. Mas, para isso, é importante conhecer algumas dicas e pesquisar bastante para tirar dúvidas antes de colocar a mão na massa.

1. Orquídeas precisam tomar sol

Ainda que as orquídeas sejam plantas de sombra, elas precisam de um pouco de sol. Pelo menos 2 horas de sol mais brando, no começo ou no final do dia. Essa é uma dica importante para que a planta fique mais bonita, saudável e dê mais flores, e vale para todos os tipos de orquídeas.

2. Orquídeas gostam de água

É preciso ter bastante cuidado com as regas das orquídeas, pois elas apodrecem fácil. Mas, mesmo assim é preciso dar água para elas. O segredo está em não deixar a água ficar acumulada na terra, afogando as raízes. É preciso regar apenas quando a terra estiver seca e é melhor cultivá-las em vaso com furos no fundo, que vão fazer o excesso de água escoar para fora, evitando o acúmulo.

Publicidade

3. Orquídeas precisam de bastante adubo

O melhor adubo orgânico para orquídeas é o “bokashi”, que você encontra nas floriculturas, supermercados ou lojas agrícolas. Esse adubo pode ser sólido ou líquido e você encontra em vários tamanhos de pacotes, conforme a quantidade de orquídeas que cultiva. Você pode comprar o bokashi para usar também em outros tipos de plantas e na sua horta, então é um bom investimento, sem se preocupar em ter uma variedade de adubos.

Esse adubo é vivo, como um fermento biológico. Então, dura de 2 a 3 meses no vaso. Depois, ele deixa de produzir nutrientes. Se você usar um truque de fazer sachês de TNT poroso com uma porção de bokashi dentro, e colocar sobre a terra da sua orquídea, vai ser bem fácil saber a hora de trocar, pois o sachê vai murchar.

Veja também: plantas que trazem boas energias e bem-estar para o lar

Publicidade
Sair da versão mobile