A pimenta está presente na culinária do mundo inteiro, nas suas diversas versões. Quem come é porque gosta do sabor picante, mas também acaba usufruindo dos seus benefícios para a saúde, que são muitos. Conheça mais sobre os benefícios da pimenta, bem como suas propriedades e contraindicações.
Veja também: diferentes tipos de pimenta
Propriedades da pimenta
As pessoas com paladar mais apurado costumam gostar de sabores fortes, como o da pimenta. O que causa o ardor desse alimento é a capsaicina, que também é responsável pelos benefícios da pimenta para a saúde.
A pimenta também é composta por vitaminas A, B e C, luteína, flavonoides e zeaxantina. Contém minerais como potássio, ferro, magnésio e manganês, que você verá as funções e benefícios a seguir.
Benefícios da pimenta para a saúde
Em quantidade equilibrada, no máximo quatro pequenas porções ao dia para quem tem organismo forte, a pimenta promove muitos benefícios. Veja só:
1. Perda de peso
Se você já ouviu falar que a pimenta ajuda no processo de emagrecimento, saiba que é verdade. Isso acontece porque ela é um alimento termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e favorece a queima de gordura. Mas vale lembrar que é necessário se alimentar de forma saudável e equilibrada, além de praticar atividade física para obter esse efeito.
2. Antioxidante
As vitaminas da pimenta são fontes antioxidantes para o organismo. Ou seja, ajudam no combate aos radicais livres, que quando estão em excesso no organismo danificam as células saudáveis.
3. Analgésico
Aquele componente da pimenta mencionado no início, a capsaicina, quando ingerido se liga aos receptores de dor. Então, ela ajuda a relaxar a musculatura e aliviar a dor. Porém, não ocorre o mesmo em pessoas com problemas estomacais. É preciso consumir com consciência.
4. Estimula a produção de colágeno
O colágeno é a substância que mantém a firmeza da pele e de todos os demais órgãos e tecidos do corpo. Portanto, ajuda a manter tudo durinho e esticado no lugar, prolongando esse efeito característico da jovialidade. A vitamina C contida na pimenta é que vai ajudar na produção de mais colágeno quando a idade avança e a produção reduz naturalmente.
5. Ajuda no controle do diabetes
O diabetes é uma doença perigosa e crônica, então é muito importante prevenir ou controlar, quando já se tem. Nesse sentido, a pimenta vermelha mostrou ótimos resultado em um estudo realizado pela Universidade da Tasmânia, na Austrália.
Os cientistas observaram que ela é capaz de reduzir a liberação de insulina no sangue em até 60% assim que digerida. Claro que esse efeito é benéfico quando a pimenta é consumida em equilíbrio, junto de uma dieta balanceada e de recomendações médicas, pois cada organismo pode reagir de uma forma diferente.
6. Anti-inflamatório e bactericida
Os estudos que apontam os efeitos da pimenta como anti-inflamatório e bactericida ainda não são conclusivos. Mas os cientistas estão vendo resultados positivos da pimenta no combate a alguns tipos de bactérias que prejudicam o organismo. Também, o seu efeito fortalecedor do sistema imunológico acaba melhorando a ação anti-inflamatória do corpo.
7. Estimula a produção de serotonina
A serotonina é um neurotransmissor regulador do bom humor, que normalmente possui baixa produção em pessoas depressivas. Então, ao invés de atacar uma calórica barra de chocolate quando não estiver se sentindo animado, prefira comer algo saudável que contenha pimenta.
8. Digestivo
Outro dos benefícios da pimenta está relacionado à digestão, pois ela aumenta a salivação e também a secreção gástrica, o que estimula a produção do suco gástrico responsável pela digestão dos alimentos no estômago.
9. Atua no controle da pressão
Por causa da sua riqueza de vitaminas e minerais que estimulam a dilatação das artérias e o fluxo do sangue, a pimenta é benéfica para o sistema circulatório. Como consequência, dentro de um estilo de vida saudável, contribui com a saúde do coração, o controle da pressão e do colesterol, além de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.
10. Prevenção do câncer
Ao falar que a pimenta pode atuar em benefício da prevenção do câncer, quer dizer que ela tem propriedades que agem como anticarcinogênicas, trabalhando contra a formação de carcinoma, e antimutagênicas, que impedem a mutação de material genético.
Além disso, o seu efeito antioxidante, já mencionado, age em benefício da saúde celular. Como o câncer ocorre quando as células adoecem ou sofrem mutações e começam a se proliferar rapidamente, então a pimenta é aliada na prevenção. Mas mesmo assim, ocorre em pequenas doses, portanto o efeito deve ser combinado com um estilo de vida saudável.
Malefícios
Assim como qualquer alimento, a pimenta não deve ser consumida em excesso, mesmo que você adore o sabor. Quanto mais forte for a pimenta, menor é a quantidade recomendada, pois alguns organismos mais sensíveis podem ter efeitos colaterais, como:
- Náuseas e vômito;
- Dor de cabeça;
- Piora de problemas de estômago;
- Agravamento de hemorroidas;
- Ardência na língua;
- Alteração da pressão sanguínea;
- Alergia.
Colocar a pimenta no tempero da comida é muito simples, mas você já experimentou fazer uma receita doce com esse ingrediente? Veja como fazer uma mousse de chocolate com pimenta e obtenha os benefícios da pimenta de um jeito diferente e delicioso:
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.