O suco de limão é muito comum em diversos lugares, principalmente naqueles que faz calor. Muitos o associam apenas ao seu alto teor de vitamina C, sem saber que os benefícios da limonada são vários.
Saiba tudo o que esse suco pode fazer pelo seu organismo e aproveite para se refrescar.
Quais são os benefícios da limonada
Como esse suco tão saboroso pode beneficiar o seu corpo? Veja abaixo os benefícios da limonada para o organismo e maravilhe-se com tantas propriedades especiais.
1. Regula a acidez
A limonada é muito importante para regular os índices de pH do organismo, tornando-o alcalino. Esse pH alcalino é fundamental para o correto funcionamento dos órgãos do corpo, aumentando o metabolismo e a disposição.
Isso pode parecer estranho, devido ao fato de o limão ser essencialmente ácido, mas esse fato é explicado pelo papel que essa fruta exerce dentro do organismo, que faz com que o seu pH mude para alcalino.
2. Aumenta a imunidade
O limão é bastante rico em vitamina C, nutriente essencial para o combate de diversos vírus e micro-organismos. Assim, ele age como um agente preventivo e remediador no corpo.
Por isso, a limonada consegue aumentar o potencial do sistema imunológico, dificultando a contração de doenças diversas. Sendo assim, é recomendado em várias remédios caseiros para gripe.
3. Evita pedra nos rins
Sim, a limonada é muito eficaz para a prevenção do surgimento de pedras nos rins. Isso porque ela é rica em citrato, um nutriente muito importante para inibir a formação de cristais no trato urinário.
Por isso, ela pode ser usada por pessoas que possuem uma rotina muito corrida e não possuem um fluxo urinário adequado, diminuindo as chances de surgirem cálculos renais.
4. Emagrece
Além de ser simples de ser feita e ser extremamente saborosa, a limonada emagrece. O limão tem um excelente potencial termogênico, o que faz dele um dos responsáveis por acelerar o metabolismo. Então, seu consumo frequente ajuda na queima da gordura localizada.
Para isso, é recomendável que se ingira essa bebida em jejum, facilitando que esse processo aconteça de um modo mais eficaz.
5. Facilita a digestão
A limonada possui um alto potencial para contribuir no fluxo digestivo. Isso porque ela agiliza os processos de digestão, otimizando os desempenhos das funções responsáveis por esse processo.
Assim, consumi-la antes ou depois das refeições é uma maneira de agilizar a digestão. Vale lembrar que embora ela fique mais rápida, não é prejudicada de nenhuma maneira.
6. Eleva o ânimo
A limonada também contribui para que a pessoa fique com um astral melhor, porque aumenta consideravelmente o seu ganho de energia. Isso é explicado pela aceleração do metabolismo.
Veja também: como conservar limão fresco.
Como fazer limonada em duas receitas
Bebida saborosa e cheia de benefícios para o corpo. Não há porque não fazer em casa! Desse modo, veja duas receitas diferentes para experimentar e escolher a sua favorita.
1. Com casca
Pode parecer estranho, mas esse tipo de limonada é extremamente nutritiva e saborosa. Veja abaixo como fazer.
Ingredientes
Limão: 2 unidades;
Água gelada: 8 xícaras (chá);
Açúcar: ½ xícara (chá);
Gelo: a gosto.
Modo de preparo
- Corte cada limão em 4 pedaços e retire as sementes;
- Bata-os no liquidificador com a metade da água e o açúcar até que não fiquem pedaços grandes. A cor será esbranquiçada e terá espuma;
- Coe e adicione o restante da água;
- Coloque o gelo e está pronta.
2. Com cenoura
Essa receita, além de possuir todos os benefícios da limonada tradicional, contém diversos nutrientes vindos da cenoura. Por isso, essa receita é boa para a visão e para os cabelos.
Ingredientes
Cenoura: 1 unidade pequena;
Limão: 1 unidade;
Açúcar demerara ou mascavo: 4 colheres (sopa).
Modo de preparo
- Descasque a cenoura, para que a casca dela não amargue o suco;
- Corte a cenoura em cubos grandes;
- Esprema o limão e bata no liquidificador com meio litro de água e as 4 colheres de açúcar;
- Coe o suco e o coloque na geladeira antes de servir.
E que tal uma raspadinha de limão? Veja no vídeo a receita:
Conteúdo verificado clinicamente por Drª Dafne Oliveira