A ervilha faz parte da alimentação dos brasileiros, assim como outras leguminosas, como feijão, soja e grão-de-bico.
Mas, muita gente come ervilhas apenas por hábito, sem ter ideia dos valores nutricionais que esse alimento oferece.
Ao saber desses valores, fica mais fácil elaborar um cardápio com ervilha e outras combinações complementares, garantindo não apenas uma refeição deliciosa, mas benéfica para a saúde.
Aproveite e veja: Como cozinhar ervilha seca e fresca passo a passo
Os benefícios da ervilha
As pequenas bolinhas verdes são extraídas das vagens da planta Pisum sativum, e existem mais de duzentas variedades. Todas são leguminosas ricas em antioxidantes, fibras, minerais e vitaminas. Com tudo isso, ela traz os seguintes benefícios à saúde:
Prevenção de anemia
Um dos tipos de anemia mais comuns é devido à deficiência de ferro no organismo. Como as ervilhas contêm 1,5 mg de ferro em cada 100 g, se tornam aliadas na prevenção e no tratamento dessa doença. Claro, sempre com acompanhamento médico, pois o tratamento varia de acordo com a necessidade de cada paciente.
Aproveite e veja: 11 remédios caseiros para anemia e como prevenir este problema
Ervilha ajuda na digestão e saciedade
A ervilha é rica em fibras, o que é bom para melhorar a digestão, manter a saciedade por mais tempo e melhorar o funcionamento intestinal. Atenção, pois as fibras precisam de água para terem esse efeito. Consuma pelo menos 1,5 litro de água ao longo do dia.
Faz bem para o sistema imunológico
Por conta da vitamina C presente em sua composição, a ervilha é uma aliada também no fortalecimento do sistema imunológico.
Veja também: Mitos e verdades sobre fortalecer o sistema imunológico
Boa fonte de proteína vegetal
Para quem não pode ou não quer comer proteína animal, as ervilhas podem entrar no cardápio como fonte de proteína vegetal. Em uma xícara de ervilhas tem quatro vezes mais proteínas do que numa xícara de cenoura cozida, por exemplo.
Antioxidantes da ervilha protegem as células
As vitaminas da ervilha, quando são digeridas, começam a atuar como agentes antioxidantes das células no corpo todo. Elas eliminam os radicais livres que são produzidos pelas próprias células, mas que quando se acumulam, prejudicam o funcionamento delas, dando origem a problemas de saúde.
Veja também: Receitas deliciosas de caldo de ervilha