Nada pode substituir o exercício físico, mas o extrato de cúrcuma faz um bom trabalho em produzir alguns dos mesmos benefícios para a saúde cardiovascular, principalmente em mulheres submetidas a mudanças adversas na saúde arterial, associadas à idade. Conheça os benefícios da cúrcuma para a saúde do coração.
Cúrcuma para a saúde do coração
Apesar da falta geral de interesse no papel da cúrcuma na prevenção de doenças do coração, há um número considerável de pesquisas sobre as suas notáveis propriedades cardioprotetoras.
Um estudo que foi publicado no American Journal of Cardiology, descobriu que o extrato de cúrcuma reduz o risco de ataque cardíaco pós-derivação em 56%. Gostaríamos ainda de chamar à atenção para um notável estudo, publicado na revista Nutrition Research em 2012, que revelou que a curcumina, o polifenol primário da cúrcuma, que dá o tempero e a sua tonalidade dourada, é tão eficaz na melhoria da função vascular em mulheres na pós-menopausa como um treinamento físico de regime moderado de aeróbica.
O estudo
Um estudo que durou 8 longas semanas envolveu 32 mulheres na pós-menopausa, que foram separadas em 3 grupos: um controle sem tratamento, exercício e curcumina. Os investigadores verificaram a integridade do revestimento interno dos seus vasos sanguíneos (conhecido como o endotélio), utilizaram ultrassons para medir a dilatação arterial mediada pelo fluxo, um indicador bem conhecido da elasticidade arterial, e a função endotelial.
Uma perturbação da função endotelial é considerada uma das principais causas de desenvolvimento de aterosclerose. Qualquer coisa que possa prevenir, reduzir ou reverter a disfunção endotelial, pode diminuir a mortalidade associada às doenças cardiovasculares.
Os indivíduos no grupo da curcumina receberam 150 mg de extrato de cúrcuma por dia, durante 8 semanas, recebendo 25 mg de nano-partículas de curcumina dispersas. A dieta e os hábitos de exercício não foram alteradas durante o período de estudo.
Os indivíduos no grupo de exercício foram submetidos a exercício aeróbico, treinando mais de 3 dias por semana (2-3 sessões supervisionadas e treinamento adicional em casa). Ao longo do programa de exercícios de 8 semanas, envolvendo ciclismo e caminhada, eles engajaram entre longas sessões de 30-60 minutos, variando entre a intensidade de 60% da sua frequência cardíaca máxima, determinada individualmente na fase inicial do julgamento, e 70-75% de frequência cardíaca máxima, na segunda metade.
Os resultados
Depois de oito semanas de intervenção, a dilatação mediada pelo fluxo aumentou significativamente nos grupos de curcumina e de exercício, em comparação com o grupo de controle. Assim sendo, os pesquisadores concluíram: “O presente estudo mostrou que a ingestão regular de curcumina ou o exercício aeróbio regular melhora significativamente a função endotelial.”.
Discussão
Embora este estudo seja encorajador para aqueles que já usam a cúrcuma na sua dieta, ou talvez tomem um suplemento de curcumina para afastar uma ampla gama de potenciais doenças, deve ser notado que o exercício não deve e não pode ser substituído por um suplemento.
Claro que, se alguém incorporar exercício físico regular com doses culinárias regulares de cúrcuma, a sinergia de benefícios para a saúde provavelmente irá exceder as vantagens do exercício e da especiaria, quando atuam sozinhos.
Curiosamente, outro estudo publicado pelo mesmo grupo de pesquisa em 2012, na American Journal of Hypertension, olhou para o efeito combinado de curcumina e exercício em mulheres na pós-menopausa, para melhorar a tolerância do músculo cardíaco ao estresse.
Segundo eles, o exercício regular combinado com a ingestão diária de curcumina, pode reduzir a pós-carga ventricular esquerda, numa maior extensão do que a monoterapia com qualquer uma das intervenções isoladas, em mulheres na pós-menopausa. A crônica pós-carga da ventricular esquerda elevada pode contribuir para a hipertrofia patológica da região do coração e está associada à pressão sanguínea elevada, uma doença da válvula aórtica. Estes resultados indicam claramente que a combinação de exercício com a cúrcuma (ou curcumina) é bastante vantajoso.
Outro “benefício colateral” de conciliar cúrcuma com o exercício é o fato de se tratar de um remédio ideal para a redução de dores e inflamações, que é bastante eficaz no alívio dos sintomas associados à osteoartrite.
Não hesite em colocar cúrcuma mais frequentemente nos seus pratos culinários. E, já sabe: não espere por mais estudos e associe esse hábito à sua prática física!
Veja também: Como plantar cúrcuma