Muita gente utiliza o cravo-da-Índia no seu dia a dia, sem perceber que ele possui um excelente papel para a saúde. Portanto, confira abaixo quais são os benefícios que essa especiaria proporcioa para o seu organismo.
Benefícios do cravo-da-Índia para a saúde
Por ser tão pequeno e simples, muita gente acha que o cravo-da-Índia não é nutritivo. Porém, ele esconde preciosos nutrientes em sua composição. Veja os benefícios abaixo e se surpreenda com suas valiosas vantagens:
1. Possui efeito anestésico
Esse é o benefício mais conhecido do cravo-da-Índia, pois muita gente o utiliza para esse propósito. Com certeza, você já ouviu daquele parente mais velho que era para colocar o cravo na boca, quando houvesse alguma dor.
Então, em casos de dor de dente, principalmente, o cravo é muito útil. Assim, ele ameniza a dor. Para isso, deve-se aplica-lo exatamente na região afetada.
2. Impulsiona o emagrecimento
Poucos sabem, mas o cravo-da-Índia colabora diretamente para o processo de emagrecimento. Porém, não adianta consumir esse ingrediente sozinho, sendo necessário que ele complemente uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas.
Esse poder de emagrecimento se deve ao fato de ele ser um ingrediente termogênico, que acelera o metabolismo do corpo, e a queima da gordura localizada. Para usufruir desse benefício, consuma-o preferencialmente no período da manhã.
3. Age como cicatrizante
Com propriedades cicatrizantes, o cravo-da-Índia é excelente para ferimentos de pequena profundidade. Ou seja, além de anestesiar o local, ele ainda colabora para a cicatrização.
4. Proporciona ação antifúngica
Além de ser cicatrizante, ele também combate a formação de fungos no corpo. Assim, o uso do cravo-da-Índia é excelente para evitar e tratar micose de unha.
5. Rejuvenesce a pele
Por ser um excelente antioxidante, ele combate diretamente os radicais livres que geram o desgaste celular e provocam o envelhecimento precoce da pele.
6. Atua como antibacteriano
O cravo-da-Índia é um excelente antibacteriano. Por isso, ele pode ser utilizado também em desinfetantes caseiros, sendo excelente para a limpeza da sua casa. Além disso, pode ser usado para lavar as mãos.
7. Combate a acne
Se o seu rosto está cheio de acnes, o cravo-da-Índia pode ser a solução. Seu poder anti-inflamatório é excelente para combater acnes. Aproveite e conheça também outros remédios caseiros para espinhas.
8. Ajuda a tratar a disfunção erétil
Por estimular diretamente a produção da libido, o cravo-da-Índia combate diretamente a impotência sexual. Além disso, ele ajuda a tratar o problema de ejaculação precoce.
9. Melhora a digestão
Sabe quando você está com dificuldade de digerir algum alimento? O cravo-da-Índia surge como um aliado para beneficiar a digestão. Basta fazer uma infusão com essa especiaria e tomar logo a seguir a refeição.
10. Alivia a tosse
O cravo-da-Índia, além de anestesiar a região afetada, é um poderoso aliado no combate a gripe. Assim, um chá utilizando a especiaria é uma excelente opção para quem deseja aliviar a tosse.
Propriedades nutricionais
Para ter esses benefícios, é importante que hajam excelentes propriedades nutricionais. Confira abaixo quais são elas, de acordo com a tabela USDA, do Departamento de Agriculrtura dos Estados Unidos, para cada 100 gramas de cravo-da-Índia:
Água: 9,87 gramas;
Energia: 274 calorias;
Proteína: 5,97 gramas;
Gorduras totais: 13 gramas;
Carboidrato: 65,53 gramas;
Fibra: 33,9 gramas;
Açúcar: 2,38gramas;
Potássio: 1020 mg;
Cálcio: 632 mg;
Sódio: 277 mg;
Magnésio: 259 mg.
Como usar cravo-da-Índia
Essa especiaria pode ser usada de diversas maneiras. Como tempero, devido ao seu sabor único e forte; como produto de limpeza, para desinfetar o ambiente; ou in natura, para aliviar dor de dente, por exemplo. Outra forma muito comum de consumir é preparar um delicioso chá de cravo-da-Índia.
Contraindicações e cuidados a ter
O uso do cravo-da-Índia possui algumas contraindicações, como o fato de não ser recomendado para quem possui um baixo teor de açúcar no sangue. Ou seja, não pode ser consumido por quem possui hipoglicemia.
Ele também pode provocar alergias, problemas respiratórios e perda de sensação. Assim, é importante que não o consuma em excesso.
Se você gostou de saber sobre o cravo-da-Índia, compartilhe!