Quem sofre com problemas intestinais, sabe o quão incomodativo é ter gases ou episódios de flatulências. Os gases podem causar mal-estar e dores, assim como inchaço. Contudo, também para esta situação, pode contar com a sabedoria da medicina popular, pois existem receitinhas caseiras e baratas, bastante adequadas ao problema. As sementes de cominho podem ser uma das soluções naturais que tem ao seu dispor.
As propriedades do cominho
De nome científico carum carvi, o cominho, como planta medicinal que é, tem efeitos bem agradáveis em sua saúde. Ele tem um poder:
- Diurético;
- analgésico;
- digestivo;
- antiespasmódico;
- antisséptico;
Se o seu transtorno é de ordem intestinal ou estomacal e possui gases excessivos, pode contar com a ajuda das sementinhas de cominho. Utilize-as frequentemente, pois elas têm os seguintes benefícios:
- melhoram o apetite;
- incitam a secreção gástrica;
- sendo diuréticas, regulam a necessidade de eliminar urina;
- a imunidade sai ganhando;
- o estômago terá digestões mais sadias;
Saiba que a flatulência não se considera como uma doença, mas ainda assim trata-se de uma situação que pode gerar cronicidade e incômodos diversos. A verdade é que muita gente tem problemas com gases, isso é certo.
O que causa os gases em excesso
Gases como metano, hidrogênio e dióxido de carbono são gerados pela presença de bactérias no intestino. Os alimentos que ingerimos e quantas bactérias estão no estômago condicionam o gênero de gases que estão presentes. Ou seja, fatores como intolerância alimentar, ingestão de demasiado ar às refeições, doenças e bactérias estomacais, assim com o tipo de regime alimentar que temos influencia o gás em excesso.
Para suavizar os incômodos causados pelos gases, recorra ao seguinte tratamento:
- Diariamente, de manhã, ingira sementes de cominho.
- Além disso, adicione em saladas de frutas ou legumes, junte nos cereais e no iogurte, por exemplo.
- Saiba que algo vantajoso poderá ser comer destas sementes, quando come alimentos propensos a criar gases no estômago.
Para seu conhecimento, o chá de sementes de cominho é uma outra alternativa bem legal nesta situação.
Receita do chá de sementes de cominho:
- Numa panela deite uma xícara de água e, depois, adicione as sementes. Deixe ferver durante alguns minutos em lume brando.
- Feito isto, aguarde que arrefeça, ainda com a tampa na panela. Devem ser suficientes dez minutos.
- Finalmente, pode tomar. Caso queira aprimorar o sabor, pode deitar um pouco de sal e uma colher de chá de suco de folhas de coentro. Beba duas vezes por dia, não mais.
Dica extra: Caso sofre de mau hálito, poderá também usar estas sementes.
Experimente a nossa dica! Contudo, antes de introduzir o cominho em sua dieta, questione o seu médico primeiro!