Os benefícios do abacaxi são tantos e tão variados que fica difícil acreditar que uma única fruta possa fazer tanto pela saúde. A fruta deve, sem dúvidas, ser incluída na alimentação diária em quantidades moderadas para que os efeitos sejam notados.
Originária do Brasil e do Paraguai, pode ser facilmente encontrada durante todo ano e com uma excelente relação custo benefício. Pertencente à família das bromélias, todo o seu interior pode ser ingerido, apesar de algumas pessoas rejeitarem a parte central mais dura por acharem amarga.
Quais são os benefícios do abacaxi
Bastante rico em vitaminas A, B e C, em minerais e fibras solúveis, é um alimento pouco calórico e muito saboroso. Pode ser incluído tanto em pratos doces como salgados e deve ser consumido preferencialmente maduro, quando o sabor é mais adocicado. Antes desse estado, o paladar é muito mais ácido, fazendo com que se tenha que recorrer a adoçantes para facilitar a ingestão.
Vale a pena explorar todo o potencial da fruta. O importante é aproveitar todos seus benefícios, adicionando-o a uma dieta equilibrada. Confira como ele pode melhorar a sua saúde e proporcionar bem-estar.
1. Ajuda a tratar inflamações
Por ser rica em bromelina, ou bromelaína, uma substância excelente para tratar infecções, ajuda a diminuir o inchaço e a dor e acelera a cura. Auxilia também na regeneração de tecidos. Por esse motivo, muitos atletas, sempre mais propensos a lesões, incluem a fruta na dieta.
2. Reduz a incidência de problemas cardíacos
Pode-se dizer que sim, ele faz bem para o coração. Fonte de vitamina C, a fruta ajuda a proteger o organismo de entupimentos nas veias e na circulação. A bromelina também atua nesse pronto, auxiliando o sangue a circular de forma mais eficaz pelo corpo e evitando prejuízos ao músculo cardíaco.
3. Conserva a visão
Um dos benefícios é também garantir a saúde ocular. Por possuir vitamina A, ele ajuda na conservação da retina e previne a degeneração macular, uma condição comum nos idosos.
4. Fortalece os ossos
Uma única fatia fornece mais da metade da dose diária de manganês recomendada. O mineral é fundamental para a manutenção do tecido ósseo, que pode ser fragilizado por diversas situações, inclusive pela idade. A sua composição também conta com cálcio e potássio, outros dois elementos importantes para uma boa conservação dos ossos.
5. Auxilia na prevenção de AVC
E por falar em potássio, o mineral tem uma outra função importante no corpo. Ele atua na redução da pressão sanguínea, o que é ótimo tanto para combater a hipertensão como para prevenir o AVC.
6. Protege do envelhecimento precoce
Para impedir que as rugas e as marcas de expressão comecem a surgir antes da hora, invista nessa fruta. Os antioxidantes presentes na sua polpa vão ajudar a eliminar os radicais livres e retardar a ação da idade na pele.
7. Influencia positivamente no processo de digestão
Suas fibras fazem com que ele seja um ótimo estimulante para o funcionamento correto do intestino. Elas vão evitar a prisão de ventre, o inchaço e todas as outras sensações desagradáveis associadas. Além disso, possui enzimas que facilitam a digestão em si, evitando azia e a sensação de estômago muito cheio.
8. Regula o nível de açúcar no sangue
Mais uma vez, as fibras são a razão desse benefício. Elas fazem com que a absorção do açúcar seja mais prolongada, mantendo o corpo saciado por mais tempo e evitando picos de glicose e de insulina.
9. Promove a fertilidade
A bromelina, citada anteriormente, também é responsável pela circulação sanguínea, prevenindo abortos espontâneos. Mulheres que estejam tentando engravidar ingerem a fruta para “afinar” o sangue e facilitar a absorção da progesterona.
10. Contribui para o emagrecimento
Acabou de almoçar e continua com fome, quase caindo na tentação dos doces? Então coma uma fatia dele. A fruta é pouco calórica e tem fibras, que, como já foi explicado anteriormente, vão ajudar a manter o corpo saciado por mais tempo.
11. Tonifica os músculos
Quem disse que só se desenvolve músculos com o consumo de carnes e ovos? Sim, a fruta ajuda no desenvolvimento dessa massa muscular! Isso porque ele é rico em bromelina, enzima responsável por auxiliar na metabolização da proteína.
Propriedades nutricionais
Benefícios tão expressivos surgem de uma forte base de propriedades nutricionais. Esse é o caso dessa fruta, alimento rico em diversos nutrientes essenciais para a boa manutenção dos sistemas.
- Potássio;
- Proteína;
- Vitamina C;
- Vitamina B1;
- Vitamina B2;
- Vitamina B3;
- Vitamina B6;
- Ácido pantotênico;
- Ácido fólico;
- Cálcio;
- Ferro;
- Manganês.
Emagrece?
Sim, ele é um excelente instrumento para auxiliar no emagrecimento! Isso se deve a dois fatores responsáveis pelo auxílio à queima de gordura, capazes de contribuir expressivamente na dieta.
O primeiro fator responsável é o alto teor de fibras. A alta concentração desse nutriente é fundamental para que mais resíduos alimentares sejam excretados, o que contribui para a redução do inchaço.
As fibras também são importantes para auxiliar o corpo no aumento da sensação de saciedade. Essa saciedade faz com que a pessoa não necessite comer em momentos desnecessários do dia, um dos fatores responsáveis por engordar.
O segundo ponto que o torna extremamente eficaz para o emagrecimento é que ele possui propriedades diuréticas. Elas são responsáveis por eliminar o inchaço, através da eliminação do excesso de líquidos.
Contraindicações
Seus benefícios são inegáveis, mas o seu consumo em quantidade exageradas pode trazer alguns prejuízos. Por ser uma fruta ácida, pode deixar a boca sensível. Deve ser evitada por quem tem tendência a desenvolver aftas e úlceras, por deixá-las ainda mais dolorosas e dificultar a cicatrização.
Ele pode ainda interagir com alguns medicamentos, alterando a forma como funcionam. Isso acontece com antidepressivos, barbitúricos, anticoagulantes e até alguns antibióticos comuns. Apesar de ser um alimento natural, a ingestão, mesmo que recomendada, deve ser feita de forma equilibrada e seguindo orientações médicas.
As dicas desse artigo têm um caráter informativo. Qualquer alteração na sua alimentação deve ser feita após consulta com um profissional de saúde. É importante lembrar que os efeitos de um determinado alimento ou substância variam de acordo com cada pessoa. Afinal, cada organismo é único e funciona de forma diferente.
Dicas para escolher abacaxi
A escolha da fruta é um passo extremamente importante para o seu consumo. Isso se deve ao fato de que a ingestão dessa fruta se torna mais prazerosa, se o fruto escolhido for de boa qualidade.
Veja abaixo algumas dicas de como escolher essa fruta do melhor modo possível:
- Observe a cor. Se ela estiver amarela ou com tom dourado, a fruta está mais madura;
- A casca não pode estar muito dura. Convém pressioná-la levemente;
- A cor da coroa deve estar com um verde vivo. Se estiver esbranquiçada, o abacaxi não é de boa qualidade;
- Se ele tiver cheiro doce, está no ponto para consumo.
Como fazer suco de abacaxi
Além de consumir o abacaxi na sua forma natural e em diversas receitas, também dá para fazer o suco da fruta. O preparo é fácil, rápido e o resultado é delicioso. Dá para acrescentar hortelã, gengibre ou couve, por exemplo, e obter uma receita ainda mais elaborada.
Confira o método mais simples de fazer suco de abacaxi e invista na criatividade para fazer as misturas que desejar.
Ingredientes
Abacaxi: 3 fatias;
Água fria ou gelada: 2 xícaras (chá).
Modo de preparo
- Pique o abacaxi e coloque no liquidificador junto com a água;
- Bata bem até obter uma mistura espumosa;
- Coe, se achar necessário, e está pronto para beber. Adoçar também é opcional, uma vez que muita gente prefere não fazê-lo.
Receita de chá de casca de abacaxi
A casca de abacaxi não é consumida no seu estado natural, mas serve para fazer um chá que traz ainda mais benefícios ao organismo. A bebida é diurética e termogênica, o que significa que ajuda a desintoxicar o corpo e a emagrecer.
Aprenda a fazer esse chá que vai impulsionar a sua dieta e a queima de calorias.
Ingredientes
Cascas de abacaxi: retiradas de 1 unidade;
Água: 1 litro;
Folhas de hortelã: 6 unidades;
Canela em pau: 1 unidades;
Mel: a gosto.
Modo de preparo
- Coloque as cascas de abacaxi para ferver na água durante 10 minutos;
- Depois de desligar o fogo, adicione as folhas de hortelã. Deixe em infusão por mais 5 minutos;
- Coe e adoce. Para mexer, use o pau de canela.
Conteúdo verificado clinicamente por Drª Dafne Oliveira