Menu

Benefícios do chá de picão e como fazer

A erva é cheia de propriedades que você vai conhecer.

Publicidade

Não é todo mundo que conhece essa planta, mas muitos dos que conhecem, tratam o picão (ou carrapicho) como uma praga. Mas o chá de picão é mais útil do que você pode imaginar. Ele pode ser usado para tratar alergias, amigdalites, asma, boca amarga, bronquite, catarro, gastroenterite, hepatite, icterícia, indigestão, infecções urinárias, vaginais, do estômago ou dos rins, intoxicação alimentar, problemas no pâncreas e úlceras gastroduodenais.

Sem contar que possui ação antisséptica, anti-inflamatória, antiespasmódica, hepatoprotetora e anti-ulcerosa.

Para que serve o chá de picão: 8 benefícios

Veja aqui, quais são os benefícios do chá dessa planta, cujo nome científico é Bidens pilosa:

1. Reduz o inchaço

A erva possui propriedades diuréticas, reduzindo a retenção de líquidos e combatendo o inchaço. Mas cuidado, o excesso do consumo do chá pode causar desidratação.

Publicidade

2. Ação antioxidante

O chá de picão também possui propriedades antioxidantes, importante para combater os radicais livres no organismo. Eles atuam no desenvolvimento de doenças como câncer e o envelhecimento precoce.

3. Auxílio ao tratamento da icterícia

A planta é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil como um medicamento natural no tratamento da icterícia.

4. Ajuda a tratar picadas de insetos, úlceras e hemorroidas

Um chá mais concentrado da planta pode ser utilizado na realização de compressas a serem aplicadas em casos de úlceras e hemorroidas.

Veja também: Remédios caseiros para hemorroidas

5. Trata problemas respiratórios

Ele ajuda na limpeza dos seios da face, higienizando as vias aéreas congestionadas. É eficiente também em acabar com a tosse persistente depois de uma gripe.

Publicidade

6. Colabora com a proteção ao fígado

O chá possui ação hepatoprotetoras, quer dizer, ela é capaz de proteger o fígado, livrando-o de agentes tóxicos e debilitantes.

7. Normaliza a pressão arterial

Ele também ajuda a controlar a pressão arterial sem causar reações ou efeitos colaterais na urina ou no coração. Mas é sempre bom consultar um especialista antes de fazer uso da planta.

8. Combate o diabetes

A planta atua na diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Contudo, novamente, é sempre necessário consultar um especialista antes de fazer uso do chá da planta com essa finalidade.

Publicidade

Vale também ressaltar que o chá no deve ser tomado por quem tem alguma intolerância à cafeína ou por mulheres grávidas.

Como fazer

Veja a receita de um chá delicioso de picão!

Ingredientes:

  • Folhas de picão: 1 colher (sobremesa);
  • Água: 1 xícara.

Modo de preparar:

1. Ferva a água e depois acrescente as folhas de picão;
2. Deixe em infusão por 5 minutos e quando esfriar coe e sirva

Veja mais sobre a erva:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile