Menu

Cainca: erva medicinal que previne e combate problemas de saúde

Essa planta medicinal é maravilhosa para diversas funções do organismo e pode ser utilizada em sua casa

Crédito: Wikimedia Commons

Publicidade

A cainca é uma erva medicinal originária da Flórida que pode também ser encontrada no México, na América Latina e no norte do Brasil. O seu nome científico é Chiococca alba e conforme o Reflora, ela não é uma espécie com características arbustivas. Essa planta possui diversos benefícios, pois é anti-inflamatória, laxante, diurética e antirreumática.

Benefícios da cainca para a saúde

A cainca é uma planta completa que ainda possui o seu potencial pouco explorado. Porém, era utilizada por indígenas e ainda hoje é usada para o tratamento de diversos problemas, além de prevenir algumas doenças que podem prejudicar os músculos e articulações.

Confira abaixo os seus benefícios e se surpreenda com os poderes dessa erva medicinal.

1. Combate a constipação intestinal

Por conta de suas propriedades laxativas, essa planta é maravilhosa para o combate da constipação. Para isso, você deverá fazer um chá com essa planta e consumir prontamente. Os efeitos para soltar o intestino serão sentidos em poucos minutos, o que aliviará a constipação.

Publicidade

Mitos e verdades sobre prisão de ventre

2. Previne o reumatismo

Crédito: PicsWe

O reumatismo não é uma doença em si, mas um termo utilizado pela medicina para caracterizar um conjunto de doenças que debilita as articulações, músculos e ossos. Ou seja, afetam diretamente na mobilidade do indivíduo.

Vale destacar que, segundo a entrevista realizada pelo dr. Drauzio Varela em seu site, mais de 200 doenças são designadas nesse conjunto que representa o reumatismo. Portanto, o consumo da cainca é uma poderosa ferramenta para a preservação de suas funções motoras.

3. Combate a cistite

Essa planta possui propriedades diuréticas, o que é excelente para o combate da cistite que consiste em uma inflamação bacteriana no trato urinário. O fato de ela ser diurética faz com que impeça o acúmulo de resíduos e toxinas. Por acelerar a eliminação e auxiliar na reposição de líquidos, essa bebida colabora para que a urina se torne mais pura.

Remédios naturais para cistite: conheça as opções

4. Previne doenças respiratórias

Colabora diretamente para o combate e prevenção de doenças respiratórias por ter características anti-inflamatórias. O primeiro ponto para ela ser eficaz nesse propósito se deve ao seu efeito detox nas vias aéreas, que impede que algumas impurezas cheguem aos brônquios.

Publicidade

Você sabia que infecções respiratórias podem elevar o risco de ataque cardíaco?

5. Combate as pernas inchadas

As pernas inchadas incomodam bastante quem as possui, não apenas por fatores estéticos, mas pelas dorestambém. A cainca contribui diretamente para o combate desse problema, pois ela é diurética e acaba com o excesso de fluidos retidos.

Isso se deve ao fato que suas propriedades diuréticas, que contribuem diretamente para a renovação dos líquidos corporais e eliminação de toxinas.

Publicidade

6. Trata problemas de pele

Por ser anti-inflamatória e adstringente, o consumo dessa planta é maravilhoso para preservar o bom estado da pele. Isso se deve ao fato que combater as inflamações, reduzindo as acnes, feridas e manchas.

Já a adstringência é excelente para que os poros sejam fechados e parem de acumular toxinas que geram espinhas no rosto e prevenir os radicais livres que prejudicam as células da derme. O efeito gerado por esses radicais livres é o de envelhecimento. Essa característica colabore diretamente para a manutenção de uma pele jovem e com menos desgastes.

Como usar

Crédito: Alchetron

A melhor maneira de usufruir das propriedades dessa planta é através de um poderoso chá. Para isso, ferva durante 15 minutos, 10 gramas de raiz de cainca, em 1 litro de água. Recomenda-se que se ingira de 2 xícaras por dia.

Publicidade

Vale ressaltar que não precisa ter medo de estragar a dieta com esse chá! Na realidade, é o contrário disso, pois também ajuda a emagrecer, devido ao seu poder diurético.

No caso de preparados ou elixir, recomenda-se para o adulto 20 ml distribuídas em três doses ao longo do dia. Para crianças o ideal é dividir em três doses (antes das refeições), sendo elas:

Dos 2 aos 8 anos: 2 ml;
Dos 5 aos 8 anos: 3 ml;
Dos 8 aos 12 anos: 4 ml.

Publicidade

É importante lembrar que, antes de tomar qualquer medicamento (memso os naturais) é necessário consultar o médico. Cada organismo é único e pode reagir de formas diferentes. O mesmo é imprescindível para as crianças.

Contraindicações e cuidados a ter

Gestantes e lactantes não podem ingerir essa planta, pois ela pode acabar comprometendo as funções hepáticas desses dois grupos. Além disso, o seu consumo excessivo pode desencadear diarreia e náuseas. Isso se deve ao seu efeito laxante.

Conhecia a cainca? Compartilhe!

Leave a Reply

Sair da versão mobile