A beldroega é uma planta medicinal que hoje em dia não é mais tão utilizada quanto era antigamente, quando a medicina popular era mais ativa no dia a dia das pessoas. Ela faz parte do grupo das PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais, pois também pode ser comida, oferecendo alto valor nutricional. Seu nome científico é Portulaca oleracea e é uma planta nativa da Índia. Conheça mais sobre seus benefícios e cuidados ao consumir.
Benefícios da beldroega
Essa planta é muito rica em nutrientes de modo geral, como minerais e vitaminas, por isso é uma boa aliada na alimentação de crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde. Veja outros benefícios.
Proteção do sistema cardiovascular
Por ser uma planta rica em ácidos graxos ômega-3 e em noradrenalina, a beldroega é boa para prevenir problemas relacionados ao colesterol, pressão alta, derrame, infarto e outros problemas que afetam o funcionamento cardíaco.
Proteção do sistema digestivo
Essa planta tem propriedades que atuam junto com o tratamento médico no combate a disenteria, hemorroidas e colite, problemas que ocorrem no intestino. Por causa do ômega-3 a beldroega também é estimulante do sistema imunológico, o qual fica, na sua maior parte, localizado no intestino, ajudando a fortalecer o sistema digestivo.
Relaxante muscular
Mais uma propriedade benéfica dessa planta para a saúde está relacionada ao relaxamento dos músculos tensos e doloridos, também contribuindo com sua regeneração, seja por causa de alguma lesão ou recuperação após o treino.
Estimulante do sistema nervoso
Nessa planta é encontrada uma quantidade de dopamina, substância que estimula o sistema nervoso e auxilia, junto com o tratamento médico, no combate ou na prevenção de doenças degenerativas, com Parkinson.
Como consumir
Quando encontrar uma muda de beldroega, leve para casa e plante. Assim sempre vai ter folhas frescas para consumir de todas as formas possíveis, que são:
Incluir nos pratos do dia a dia
Por ser uma planta comestível, uma das formas de consumo é inclui-la nas refeições do dia a dia, podendo adicionar nas sopa, em molhos, fazer refogada ou comer como salada, pois seu sabor é bastante agradável.
Fazer chá
Essa é a forma mais comum de consumo por quem não sabe que essa planta é alimentícia. O chá é fácil de fazer, basta misturar de 50 a 100 gramas da planta em 1 litro de água e deixar em infusão por alguns minutos.
Emplastro
No caso de querer o efeito de relaxante muscular provocado pela planta, junte várias folhas e faça um emplastro, macerando bem todas elas e colocando-as diretamente sobre a região que está com dor. Deixe agir por uns 20 minutos e depois remova com água.
Contraindicações e cuidados a ter
Se já teve pedras nos rins, consulte seu médico antes de fazer uso dessa planta, pois ela contém um ácido que pode estimular a formação de mais pedras. A planta também deve ser consumida sem exagero, pois em algumas pessoas pode causar dor de barriga.
Como cultivar
Se encontrar uma planta dessa na rua ou ganhar de alguém que cultiva em casa, pode levar para plantar no seu quintal ou em um vaso, pois o cultivo é simples. A planta gosta de temperatura acima de 15ºC e luz solar direta, pode deixar fora de casa sem problemas, desde que a planta tenha acesso ao sol e à luminosidade.
Qualquer solo é bom para essa planta, desde que seja bem drenado, fértil e leve. Escolha um bom adubo e misture terra, adubo e uma pequena quantidade de areia para que o solo seja fofo e não fique encharcado.
Para o consumo na forma de comida, mantenha a planta sempre úmida, regando antes de deixar a terra ficar totalmente seca, assim vai conseguir folhas mais saborosas.
Mantenha a planta livre das ervas daninhas que consomem seus nutrientes e a colheita pode ser feita a partir de 60 a 80 dias de cultivo. Retire os ramos conforme for utilizando.
Receita de arroz com beldroega
Para começar a incluir essa planta tão nutritiva no cardápio, veja como preparar um arroz integral com tomates e beldroegas.
Ingredientes
Arroz integral: 1 xícara (chá);
Água: 3 xícaras (chá);
Cebola: 1 unidade média, picada;
Tomate: 3 unidades em pedaços;
Sal grosso marinho: a gosto;
Folhas e caules tenros de beldroegas: 2 xícaras (chá).
Modo de preparo
- Leve ao fogo uma panela com um fio de óleo ou azeite e doure a cebola;
- Adicione o tomate, o arroz e deixe alguns minutos refogando, mexendo sempre para não grudar;
- Coloque a água, tempere com sal e deixe cozinhar por mais ou menos 15 minutos ou até que esteja faltando uns 10 minutos para ficar pronto;
- Adicione as beldroegas, misture e deixe cozinhar até toda a água evaporar e o arroz estar cozido. Sirva com os acompanhamentos que desejar.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados desejados, alie o consumo da planta a um estilo de vida saudável.