Existem muitas plantas que possuem o nome popular de bálsamo, mas a verdadeira tem o nome científico de Sedum dendroideum, que é uma suculenta (com as folhas gordinhas) originária da África e Ásia. Conheça os três principais benefícios do bálsamo para a saúde e como consumir essa planta.
Benefícios do bálsamo
Os problemas digestivos são os mais tratados com o uso do bálsamo, envolvendo estômago e intestino. Esses são os usos populares da planta, mas ela realmente possui ótimas propriedades medicinais que beneficiam a saúde.
1. Analgésico e anti-inflamatório
Um estudo publicado no site Science Direct apontou propriedades analgésicas e anti-inflamatórias nessa planta que são ótimas. Até 60% das inflamações conseguem ser reduzidas com o uso adequado dessa planta, atuando ao mesmo tempo na redução de 40% da dor que é comum nas inflamações. É melhor, inclusive, do que muito medicamento sintético que acaba danificando o estômago e o fígado por excesso de uso.
2. Antidiabético
Mais um benefício bem interessante dessa planta para a saúde é o seu poder antidiabético. Outro estudo feito com o bálsamo e publicado no site IUBMB Journals apontou que o suco fresco feito só com a planta e água é capaz de reduzir em até 50% o índice glicêmico em apenas 2 horas.
Claro que para obter esse resultado deverá fazer uso desse suco ao mesmo tempo em que segue as recomendações do médico, sem abandonar o tratamento convencional e mantendo um estilo de vida saudável. Também deve considerar que cada organismo é diferente do outro, então esse tempo de ação pode mudar de acordo com peso, altura e o nível do diabetes.
3. Controle de úlceras e gastrites
Um estudo realizado com animais pela Universidade Federal da Grande Dourados apontou que essa planta também possui atividade no controle de úlceras crônicas e gastrites estomacais. Inclusive, fazer uso dessa planta com acompanhamento médico para tratar desses problemas pode ser mais eficiente do que usar os medicamentos tradicionais que, com o passar do tempo, acabam por danificar as paredes do estômago, piorando o problema.
Para quem faz uso do medicamento Cimetidina para úlcera gástrica, por exemplo, vale a pena conversar com o médico para testar uma substituição pelo suco natural de folhas de bálsamo, junto de uma dieta equilibrada. Enquanto esse medicamento sintético oferece 70% de eficácia, o remédio natural chegou a 90% de regeneração do tecido estomacal no mesmo prazo, conforme os estudos.
Como usar para obter os benefícios do bálsamo
A plantinha do bálsamo é uma suculenta, então é muito usada como planta ornamental para embelezar o jardim e os espaços dentro de casa. Para obter os benefícios do bálsamo, muitas pessoas preferem fazer uso da planta fresca simplesmente colhendo suas folhas gordinhas, lavando-as muito bem e mascando. Essa é uma das formas comuns de consumo.
Se preferir você também pode colher as folhas e preparar um suco natural que pode ser feito apenas com a 3 ou 4 folhas da planta e uma xícara água ou com mais frutas e hortaliças. É um ótimo suco para servir à família inteira.
Outra forma de consumo é fazendo o chá. É normal pensar que essa forma de consumo seja a melhor, já que chá remete à remédio. Mas na verdade é mais vantajoso comer a planta crua, sem aquecer, pois irá extrair mais benefícios.
Cuidados a ter
De modo geral, o bálsamo é considerado seguro para a saúde, não havendo relatos de efeitos colaterais. Essa planta possui baixíssima ou nenhuma toxidade, o que é bom, mas exige cuidado.
Não por isso deve-se fazer uso dessa planta de forma indiscriminada. As gestantes e lactantes, por exemplo, sempre devem consultar o médico antes de usar qualquer planta, ainda que seja o bálsamo.
Para obter suas propriedades medicinais, o suco ou chá podem ser tomados de 2 a 3 vezes ao dia, conforme cada caso. O ideal é sempre consultar o médico, pois cada organismo é único e pode reagir de forma inesperada.
Confira no vídeo mais detalhes sobre essa planta para os benefícios mencionados acima: