A azeitona é um ingrediente muito antigo. Sua origem é de regiões africanas, asiáticas e mediterrânicas, mas com o passar dos anos ficou popular em diversos outros lugares, da mesma forma que faz sucesso no Brasil.
Em Portugal, onde o fruto é largamente utilizado na culinária típica, recentemente foi catalogada uma oliveira datada com 3.350 anos de idade que ainda produz frutos e está protegida contra a ação do homem.
A árvore que viu milênios passarem
Ao ver a imponência dessa árvore, certamente passamos a respeitar a natureza com outros olhos, o que desperta ainda mais vontade de saber como seus frutos podem beneficiar nossa saúde.
Para que seja comestível sem o sabor tão amargo que é o natural, a azeitona é curada e ganha o sabor mais suave e salgado que conhecemos. Existem muitas variedades do fruto, apesar de a maioria das pessoas só as diferenciarem por verdes e pretas. Só no Brasil pode-se encontrar facilmente cerca de 5 variedades.
Além do fruto vendido em conserva e suas variações em patês e molhos, é do nome da árvore oliveira que vem o tradicional azeite de oliva, outra iguaria muito saudável quando na sua condição extravirgem. Conheça agora 8 dos diversos benefícios da azeitona para a saúde.
1. Hidratação da pele
A azeitona é fonte de vitamina E que é ótima para hidratar a pele. O ácido oleico promove a maciez, enquanto os antioxidantes auxiliam na renovação celular, que previne câncer e envelhecimento precoce.
2. Atua contra o Alzheimer
A oleuropeína é uma substância encontrada na azeitona com efeito de bloquear o desenvolvimento da proteína beta-amiloide, que quando em excesso, compromete partes do cérebro causadoras do Alzheimer.
3. Melhora o funcionamento intestinal
Novamente a vitamina E entra em cena, junto com as fibras e a gordura monoinsaturada da azeitona, a gordura benéfica. Estes 3 componentes atuam para o melhor funcionamento do intestino, bem como na sua proteção contra o câncer de cólon.
4. Anticancerígena
Depois de citar a atuação das propriedades da azeitona para o câncer de cólon e de pele, naturalmente ela também age em outras partes do corpo. Seu poder anti-inflamatório ajuda a manter o corpo saudável e o sistema imunológico fortalecido, o que previne o desenvolvimento de células doentes causadoras de câncer.
5. Previne infarto e derrame
Paradas cardíacas e acidentes vasculares cerebrais acontecem quando há problema na corrente sanguínea e a circulação é bloqueada e interrompida por excesso de toxinas nas artérias e no sangue.
Junto de uma dieta saudável e uma rotina de atividades físicas, todos os compostos da azeitona atuam em benefício de uma pressão arterial equilibrada e de um organismo limpo das toxinas.
6. Previne contra artrite
A artrite é uma doença inflamatória, bem como arterosclerose, doenças do intestino e alergias. Os compostos oleuropeína e oleocanthal da azeitona possuem efeito anti-inflamatório, atuando na prevenção de inflamações.
7. Fornece energia
Por ser rica fonte de ferro, essencial para a oxigenação das células, a azeitona melhora o processo do metabolismo, fornecendo mais energia e bem-estar. Ótima opção para incluir na refeição pré-treino.
8. Ajuda a emagrecer
Depois de tantos benefícios, ainda por cima a azeitona pode favorecer o emagrecimento, quando apoiada por uma rotina alimentar de alta qualidade e a prática de atividade física. As fibras e a gordura benéfica são os compostos responsáveis por esse efeito, ajudando o organismo a trabalhar melhor na queima de gordura e a se sentir saciado.
DICA DE RECEITA COM AZEITONA
Agora só falta você usar a criatividade e incluir a azeitona no cardápio. Veja no vídeo abaixo uma receita muito fácil e apetitosa de patê de azeitonas. Experimente: