A Aloe Vera, também chamada de babosa, é uma planta originária da Índia, mas acabou se popularizando no mundo todo por conta das suas vastas propriedades medicinais.
5 benefícios da Aloe Vera
Segundo diversos estudos, a Aloe Vera contribui para a redução do colesterol e para impedir o desenvolvimento de tumores.
Além disso, também controla a pressão arterial, previne as pedras nos rins, atua contra problemas gastrointestinais e doenças cardiovasculares.
1. Melhora a digestão
Para ter uma saúde equilibrada, é fundamental que a digestão esteja funcionando corretamente.
A Aloe Vera é muito importante para este fim, ajudando a desintoxicar o aparelho intestinal, além de resolver problemas de refluxo gástrico e distúrbios crônicos do sistema digestivo.
2. Tem efeitos alcalinos
A maioria das doenças se desenvolve quando o sangue está muito ácido.
Felizmente, a Aloe Vera consegue regular o pH e diminui a acidez do corpo, o que fortalece o sistema imunológico.
3. Fortalece o sistema imunológico
A Aloe Vera tem uma alta taxa de antioxidantes, combatendo os efeitos dos radicais livres, que podem provocar câncer e outros problemas crônicos.
Os antioxidantes também contribuem para atrasar o processo de envelhecimento. Ela promove a produção de células brancas, que combatem bactérias e vírus.
4. Tem qualidades antibióticas e antibacterianas
A Aloe Vera é rica em ácido salicílico, fenol e sulfeto, que combatem as bactérias e muitos outros microrganismos que originam infecções. Por isso, aconselha-se usar a planta para combater febres e gripe.
5. Emagrecer
Como já referimos, a Aloe Vera ajuda a melhorar a digestão e desintoxica o organismo, fatores primordiais para o emagrecimento.
Advertências da Aloe Vera
Embora tenha tantas vantagens, a Aloe Vera pode causar alergias. Confirme que não é alérgico a essa planta, consultando um médico.
Além disso, é melhor evitar a Aloe Vera em caso de gravidez, amamentação, problemas nos rins, no fígado ou na vesícula.
Gel de Aloe Vera
Esse produto se obtém facilmente e trata uma série de problemas.
O gel serve para combater manchas, cortes, queimaduras, rugas, acne, eczemas, psoríase, dermatite, picadas de insetos, entorses, artrites, pés e pernas cansadas e pele ressecada.
Para preparar um gel, pegue uma folha de Aloe Vera, que esteja mais próxima do solo e mais afastada do centro, medindo cerca de 6 centímetros de largura e 40 centímetros de comprimento.
Corte a folha e extraia o gel natural do seu interior. Se quiser utilizar o produto na hora, corte a folha ao meio e esfregue na zona afetada. Se quiser evitar qualquer irritação, retire completamente a parte amarelada.
Caso queira utilizar em outro momento, descasque a folha, deixe secando ao sol e guarde num recipiente de vidro. Depois, ponha numa área fresca, sem luz natural direta para que a planta não perca suas propriedades.
Suco de Aloe Vera
Colha uma folha de Aloe Vera e fatie, deixando de fora a área amarelada.
Ponha no liquidificador a polpa, juntamente com uma fruta – escolha um alimento que tenha bastante vitamina C. Depois, adicione 1 litro de água. Mexa tudo muito bem.
Para aproveitar melhor todas as vitaminas e minerais, inclua a parte externa da folha no liquidificador.
Após armazenar na geladeira, beba antes de cada refeição.
Sabão de aloe vera
O sabão de Aloe Vera pode ser muito bom para desinfectar feridas, regenerar a pele, hidratar e suavizar, além de tratar de eczemas, acne, chagas e psoríase.
É muito fácil de preparar, basta colocar 250 gramas de sabonete de glicerina neutro e sem corantes em banho-maria num recipiente de vidro até derreter.
Depois, desligue o fogo e acrescente 10 gramas de gel de Aloe Vera, misturando com uma colher de madeira. Encha uma forma com esse conteúdo e, assim que ficar sólido, desenforme.
Se quiser, você pode acrescentar óleos essenciais da sua preferência, como óleo de coco, de amêndoas ou gérmen de trigo.
Conheça mais benefícios associados à Aloe Vera neste vídeo:
Compartilhe e usufrua dos benefícios!