A alface tem um nível calórico muito baixo, sendo a melhor amiga de quem precisa de vigiar o seu peso, tendo a cada 100 gramas, somente 15 calorias. É hidratante, tem proteína e também muita fibra, além de vitaminas e minerais, como a A, B, C e K, e cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo.
Benefícios da alface
Você pode achar que ela é uma comida sem graça, mas é possível dar uma levantada no seu prato com pequenos truques de cozinha. E mais: com complementos ideias, fica deliciosa. Experimente adicionar castanhas, queijos e até pequenos pedaços de frutas para elevar seu sabor, além de escolher o molho para salada certo para seu gosto.
1. Combate a anemia
Seu consumo regular pode prevenir e até ajudar a combater a anemia, pois possui uma grande concentração de ferro, que estimula a formação de glóbulos vermelhos no sangue.
2. Facilita a digestão
Rica em fibras, ajuda a limpar o intestino e facilita o trânsito do bolo alimentar no trato gastrointestinal.
Além disso, seu chá é um excelente digestivo e suas folhas contém vitamina C, eliminando assim uma maior quantidade de toxinas do organismo.
3. Fortalece os ossos
Rica em vitamina K, ajuda a combater o surgimento de osteoporose, pois favorece a fixação dos nutrientes e a formação óssea, através da caroxilação e osteocalcina.
Além disso, possui cálcio e fósforo em sua composição, auxiliando na produção da osteocalcina, mantendo os tecidos ósseos mais densos.
4. Boa para o coração
Ajuda a reduzir o colesterol ruim, reduzindo as chances de que ocorram inflamações nas artérias, que podem levar a infartos e até derrames.
A presença da vitamina C também ajuda a evitar a formação de placas ateroscleróticas, pois reduz a oxidação no organismo.
5. Combate o envelhecimento precoce
Ainda por conta da vitamina C e outros elementos que combatem os radicais livres, ajuda na conservação celular, evitando sua oxidação.
Dessa forma, o corpo permanece jovem por mais tempo, evitando o envelhecimento precoce celular, consequentemente dos órgãos, incluindo sua pele.
6. Açúcar no sangue
O consumo previne e combate o diabetes ao participar do processo de transformação da glicose no sangue.
Além disso, seu índice glicêmico é muito baixo, ficando mais fácil a manutenção da alimentação.
7. Estresse e insônia
Possui substâncias que ajudam no controle da ansiedade, um dos principais causadores de estresse, sendo seu chá altamente recomendado para quem precisa de um tempo para respirar.
Também proporciona relaxamento físico, permitindo que o corpo se prepare adequadamente para o sono, podendo ser consumida em forma de salada, suco ou chá.
8. Emagrecimento
É um alimento de baixa caloria e rico em fibras, que ajudam na eliminação de gorduras. Além disso, dá uma maior sensação de saciedade, além de combater o inchaço.
Suas propriedades calmantes ajudam a combater a necessidade de beliscar um lanchinho de tempos em tempos, fazendo com que o processo seja mais tranquilo.
9. Melhora a pele
Ela contém na sua composição antioxidantes e vitamina C, que mantém a pele radiante. É importante também para evitar a formação de rugas, envelhecimento precoce e a pigmentação proveniente da idade.
A vitamina C participa da formação do colágeno, que ajuda na firmeza da pele, além da vitamina A, fundamental para a nutrição da mesma e das mucosas.
Outro ponto interessante é a sua capacidade de reduzir as inflamações na pele, evitando assim a formação de acnes e espinhas.
10. Ajuda a dormir melhor
É uma ótima saída para quem usualmente sofre com insônias, sendo recomendado o seu consumo a noite, antes de dormir.
O grande segredo aqui é a presença do lactucarium, que ajuda a dormir melhor e a acalmar, sendo eliminado assim que a folha se parte.
Propriedades nutricionais
A cada 100 gramas, você encontra somente 15 calorias! Fantástica, não é? Além disso, possui proteínas, fibras e fitonutrientes como o betacaroteno, luteína e zeaxantina.
Possui vitaminas A, K, C e ácido fólico, além de piridoxina, tiamina e riboflavina. Para a pele, conte com a presença do ácido pantotênico, vitamina E e niacina.
Entre os minerais, você tem o manganês, ferro, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, cobre e zinco. Ou seja, uma escolha inteligente e nutritiva.
Contraindicações
Como todo alimento e medicamento natural, ela tem suas contraindicações.
Quem sofre com pedras nos rins deve evitar o consumo exagerado, pois ela tem ácido oxálico, que em grandes quantidades, pode prejudicar o quadro.
Pessoas que tem hipoglicemia ou hipoglicemia reativa devem ter cautela no consumo, pois ela ajuda a reduzir a quantidade de açúcar no sangue.
Tipos de alface
1. Americana
Com as folhas mais crocantes e com o formato único, que se assemelha ao repolho, essa é a que tem maior durabilidade, porém com menor valor nutricional.
2. Lisa
Essa variedade tem as folhas bem separadas umas das outras e a textura é bem lisa, com leves ondulações nas pontas das mesmas. É a que tem o sabor mais suave.
3. Crespa
Essa é aquela do mercado, que é a mais fácil de encontrar em todo o Brasil. Suas folhas possuem as bordas bem onduladas, assemelhando-se a uma renda, quando juntas.
4. Roxa
Também com as folhas mais crespas, a roxa é facilmente encontrada, sendo essa variedade, a que apresenta uma maior quantidade de antioxidantes, sendo assim a ideal para preparar sucos detox.
Como plantar
Para plantar em casa, siga os seguintes passos:
- Coloque terra vegetal em uma sementeira;
- Ponha uma semente em cada nicho;
- Molhe diariamente, pela manhã;
- Quando as mudas já tiverem 6 folhas, pode transplantar para o vaso definitivo ou para o solo;
- Dê uma distância de 20 cm entre cada muda;
- Colha quando estiver com as folhas bem formadas.
Receitas
1. Suco com limão
Ingredientes
Alface: 3 folhas bem higienizadas;
Couve: 1 folha;
Limão: sumo de 1 unidade;
Água bem gelada: 250 ml.
Modo de preparo
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que fiquem bem misturados. Adoce se quiser e beba imediatamente, sem coar.
2. Chá
Ingredientes
Alface: 2 folhas, picadas;
Água: 250 ml;
Limão: sumo de 1 unidade.
Modo de preparo
- Leve a água e a alface ao fogo e quando levantar fervura, desligue. Depois de frio, adicione o sumo de limão e beba imediatamente.
3. Omelete com pimentões
Ingredientes
Farinha de trigo integral: 5 colheres (sopa);
Ovo: 2 unidades;
Água: 150 ml;
Alface: 5 folhas picadas em tirinhas;
Pimentão: 1 unidade picada em tirinhas;
Sal e pimenta: a gosto.
Modo de preparo
- Bata os ingredientes no liquidificador, exceto a alface e o pimentão;
- Refogue os ingredientes restantes com um pouquinho de azeite de oliva e adicione a massa batida;
- Deixe dourar e vire;
- Consuma ainda quente.
4. Rolinhos recheados
Ingredientes
Alface lisa: 6 folhas;
Queijo: 6 fatias;
Peito de peru: 6 fatias;
Cenoura ralada: 1 unidade.
Modo de preparo
- Abra a folha de alface e coloque uma fatia de queijo, uma de peito de peru defumado e cenoura ralada;
- Feche como um rocambole e espete palitos de dente para segurar;
- Coloque os rolinhos em uma travessa e sirva com o molho da sua preferência.
5. Salada incrementada
Ingredientes
Alface: 10 folhas;
Queijo minas frescal: 1 xícara (chá) em cubinhos;
Azeitona: ½ xícara (chá) em rodelas;
Milho verde: 1 lata escorrida;
Sal, azeite e orégano: a gosto.
Modo de preparo
- Corte as folhas em tirinhas e coloque na saladeira;
- Misture os outros ingredientes e sirva imediatamente.