O alecrim é utilizado como erva medicinal desde a Idade Média. Teria sua origem na região do Mediterrâneo, tendo sido levado ao mundo todo posteriormente. Ele é conhecido como a erva da alegria, visto que tem influência sobre o bem-estar e que ajuda a combater os efeitos nocivos da depressão.
Os óleos essenciais dessa planta são muito utilizados como aromatizadores de ambientes, por causa do cheiro suave e agradável que emanam. Essa erva também tem uma função gastronômica. Vai muito bem como tempero de assados, sejam carne ou frango, de molhos, pães e legumes.
Para que serve e benefícios para a saúde
A erva da alegria apresenta muitos benefícios ao organismo de quem entra em contato com ela. Não importa se é usada como tempero, no banho, se você faz um chá ou utiliza seus óleos. A sua saúde pode se beneficiar e muito. Confira!
1. Combate asma, tosse e outros problemas das vias aéreas
É considerado um expectorante natural. Por esse motivo ele é bastante indicado para eliminar tosses, principalmente as tosses com catarro. Ele auxilia também a abrir as vias áreas, o que é ótimo para quem tem asma.
2. Ajuda a aliviar dores reumáticas ou provenientes de contusões
Se você tem dores reumáticas ou sofreu algum machucado, uma compressa da planta pode ser um remédio caseiro muito eficiente para amenizar o problema. Também são recomendadas massagens com o óleo essencial da erva, principalmente para entorses e outras contusões de mesma gravidade.
3. Auxilia no equilíbrio da pressão arterial
Ele contém boa concentração de potássio em sua composição. Por esse motivo, é bastante benéfico a quem tem hipertensão. Também melhora a circulação sanguínea, o que contribui para um equilíbrio na saúde cardiovascular.
4. É diurético
Como todos os chás, a versão de alecrim também é um eficiente diurético. Isso significa que ele influencia positivamente na retenção de líquidos. Uma vez que você elimina mais líquidos, há diminuição de inchaço e, consequente, perda de peso.
5. Melhora o humor e combate a depressão
Não é à toa que essa planta é chamada de erva da alegria. O consumo dela ativa neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Você pode também inalar aromatizadores com o cheiro da erva para obter esse benefício.
6. Atua positivamente na saúde intestinal
Regula algumas funções intestinais e digestivas. Ao mesmo tempo em que mantém tudo em ordem nesse quesito, evita que se formem muitos gases dentro de você.
7. Melhora a saúde bucal
Experimente diluir a tintura dele em água e fazer bochechos com o líquido. Você irá prevenir a formação de tártaro, o desenvolvimento de gengivite e reduzirá o mau hálito se fizer isso.
8. É bom para a memória
Algumas pesquisas mostram que a erva é um neuroprotetor, evitando que toxinas que poluem o cérebro permaneçam no órgão. Por esse motivo, pode ser um ingrediente atuante na prevenção do Parkinson e Alzheimer.
9. Tem ação anti-inflamatória e antioxidante
São muitos os ácidos presentes nessa planta para que ela seja muito rica em antioxidantes. Essas substâncias ajudam as células do corpo a manterem a boa saúde, prevenindo doenças e o envelhecimento precoce.
10. Desintoxica o organismo
A ação diurética dessa planta também faz com que ela consiga eliminar mais toxinas no organismo. Essas toxinas são metais pesados ou excessos de sair que podem estar causando inchaço e até problemas de saúde.
11. Bactericida
A propriedade de ser um antibiótico natural faz dele uma opção conjunta para o tratamento de problemas estomacais, como úlceras. Se aplicado como compressa também ajuda com esse efeito na limpeza do local afetado.
12. Alívio da dor
Se forem dores de cabeça, tome o chá ou use a erva como tempero. Se forem dores externas no corpo, aplique óleo essencial ou pasta para massagear o local da dor com o efeito analgésico da planta.
13. Fortalece o sistema imune
Beber o chá da planta também é bom para fortalecer o sistema imunológico. As propriedades contra vírus, bactérias e controle de inflamações criam uma proteção mais resistente contra esses invasores.
14. Contribui com o emagrecimento
Por ser diurético e também desintoxicante, essa planta é interessante para incluir na rotina de uma dieta equilibrada e saudável. Quanto mais fortalecer a sua alimentação com o que faz bem, mais o corpo elimina o desnecessário e você percebe a transformação.
15. Tratamentos vasculares
Assim como essa planta ajuda a melhorar a pressão sanguínea, esse benefício se estende para a melhora de problemas como as hemorroidas ou as cólicas da TPM quando o fluxo é intenso ou difícil.
Como usar o alecrim?
Como mencionado anteriormente, há várias formas de você se beneficiar das propriedades medicinais do alecrim. Uma das mais comuns é o chá, mas há também os óleos essenciais, banho e aromatizantes. Veja um pouco sobre cada um.
1. Chá de alecrim
Esse chá pode ser tanto feito direto com a planta, como pode ser feito a partir de sachês. Como é de costume, para aproveitar melhor todos os seus benefícios, dê preferência à primeira opção. Veja abaixo como fazer:
Ingredientes
Folhas secas de alecrim: 1 xícara (chá);
Água: 500 mililitros.
Modo de preparo
- Leve a água para ferver;
- Assim que começar a ferver, desligue o fogo e adicione as folhas de alecrim;
- Cubra o recipiente e espere dez a quinze minutos;
- Beba quente, três vezes por dia entre as refeições principais.
2. Banho
O banho com a erva é muito recomendado a quem quer relaxar a mente e a alma depois de um dia intenso e cansativo. Experimente colocar no ambiente aromatizadores que tenham o cheiro da erva, pois é ótimo para potencializar o efeito.
Para fazer o banho, você deve esquentar dois litros de água. Não deixe ferver. Desligue o fogo e jogue folhas da planta dentro do recipiente. Espere vinte minutos.
Tome seu banho normalmente. Após, despeje a água por cima da cabeça e deixe que escorra por todo o corpo. Você se sentirá muito mais leve e relaxado após fazer isso.
3. Óleo essencial
O óleo essencial de alecrim é um dos mais utilizados pela aromaterapia. É considerado um dos remédios naturais mais poderosos, desde a Idade Antiga. Esse produto é normalmente encontrado em casas especializadas em produtos naturais. Pode ser aplicado em machucados, contusões e feridas.
Como plantar alecrim?
Plantar alecrim é uma tarefa simples, mas exige cuidado. Apesar de a planta ter preferência por climas subtropicais, se desenvolve bem em qualquer clima.
Todos os dias você deve fornecer luz solar direta à planta, pelo menos algumas horas. Quando ela é jovem, a rega é frequente, pois o solo deve ser mantido úmido. Posteriormente, as regas se tornam mais espaçadas.
O solo deve ser calcário, leve e drenado, com pH neutro ou levemente alcalino. A erva conserva mais sabor e aroma quando o solo tem poucos nutrientes e quando não retém muita água.
Você pode cultivar a planta por estaquia ou a partir das sementes. A germinação costuma ser demorada, levando em média até três anos para se considerar a planta desenvolvida.
Veja também: Quais os benefícios espirituais do alecrim?