O açafrão é também chamado de ouro vermelho, pois é a especiaria mais cara do mundo. Diferente do popular açafrão-da-terra, que é a mesma coisa que cúrcuma (aquele pó amarelo extraído de uma raiz parecida com o gengibre), o verdadeiro açafrão é um pistilo (fiozinho) vermelho extraído da flor Crocus sativus.
É no Irã que fica 90% da produção mundial do tempero, cultivado há mais de 3 mil anos. Ele é tão caro porque seu plantio, colheita e extração dos pistilos precisam ser feitos à mão. Além disso, para produzir 1 quilo dele é necessário colher flores de uma área equivalente a 2 campos de futebol.
Essa especiaria é de uso culinário, medicinal e cosmético e para que não seja confundida com a cúrcuma é recomendado que se compre no formato original (pistilos inteiros extraídos das flores). A forma em pó, especialmente se for barata, corre o risco de estar misturada com a cúrcuma e outros condimentos.
Propriedades nutricionais
O tempero é um poderoso antioxidante que atua em todo o corpo, prevenindo e aliviando problemas causados pela inflamação das células. Isso porque os antioxidantes reduzem os radicais livres no organismo, que são os responsáveis por prejudicar as células sadias e dificultar sua regeneração.
Ele também possui propriedade antisséptica, antidepressiva, anticancerígena, digestiva e anti-inflamatória (por causa dos antioxidantes). Além de vitamina A, B (ácido fólico), C e magnésio que favorece a absorção do cálcio.
Suas riboflavinas, que também são da classe das vitaminas, ajudam a metabolizar gordura, açúcar e proteína.
Em cada 100 gramas – o que é uma enorme quantidade – encontram-se 65 gramas de carboidratos, 148 miligramas de sódio, 1.724 miligramas de potássio, 80,8 miligramas de vitamina C, 11,1 miligramas de ferro e 264 miligramas de magnésio.
Benefícios para a saúde
Com tantas propriedades excelentes e fundamentais para a saúde, ele pode ser utilizado para reduzir os sintomas da depressão e também para melhorar outros problemas.
1. Anti-inflamatório
Os processos inflamatórios ocorrem em todo o corpo e muitos deles podem ter seus sintomas aliviados com o uso de açafrão, seja ingerindo ou aplicando na pele, na região afetada, pois atua como anti-inflamatório.
2. Saúde cardíaca
Para o sistema cardiovascular, a contribuição da especiaria ocorre por conta dos seus antioxidantes, que ajudam a reduzir o mau colesterol e os triglicérides. Ajuda também a melhorar o bombeamento de oxigênio para o sangue, tornando o sistema cardiovascular mais eficiente e prevenindo doenças cardíacas.
3. Prevenção do câncer
Existem nele carotenoides chamados de safranal e crocin. Eles ajudam a inibir o desenvolvimento de tumores, em especial no fígado, ovário e intestino.
4. Saúde dos olhos
Também pela ação de carotenoides, essa especiaria contribui com a preservação da saúde ocular. Essas substâncias agem contra a catarata, a degeneração macular e outras doenças. Ajudam ainda a proteger contra os raios solares e a controlar os ácidos graxos das membranas celulares.
5. Doenças degenerativas
Outro benefício dos carotenoides e antioxidantes da planta é que ajudam a prevenir contra doenças que afetam o cérebro, como Alzheimer e Parkinson.
6. Absorção de cálcio para ossos e dentes
Por ser rico em magnésio, que atua na absorção de cálcio, a especiaria torna-se uma das boas aliadas na manutenção dos ossos e dentes. Além disso, também atua no tônus muscular.
7. TPM
É possível perceber o alívio de alguns sintomas da TPM por causa que o açafrão estimula a produção de serotonina, atuando na elevação do bom humor. Alivia especialmente os sintomas de estresse e alterações de humor.
Açafrão emagrece? Veja os benefícios para dieta
Como mencionado anteriormente sobre as riboflavinas, são elas que atuam em benefício da dieta de emagrecimento, pois ajudam a metabolizar (movimentar e eliminar) gordura do organismo.
Seu efeito antioxidante também faz parte desse processo, pois as células, quando estão sadias, fazem o organismo trabalhar melhor e o emagrecimento torna-se uma consequência.
É claro que esses efeitos só são possíveis aliados a uma dieta equilibrada, rica em nutrientes, natural e com a prática de atividade física frequente. Aí sim pode considerar que o açafrão ajuda a emagrecer. Se quiser, pode usar a especiaria para fazer chás, como você vai ver no último tópico.
Benefícios para a pele
Como se não bastasse cuidar do funcionamento de tantos órgãos e sistemas, esses benefícios também são aplicados no maior de todos os órgãos do corpo, que é a pele.
Rejuvenescimento
Para a pele ele age através dos seus antioxidantes, permitindo a renovação celular, que elimina as células mortas e prolonga o rejuvenescimento.
Tratamento da acne
Além disso, tanto por causa dos antioxidantes quanto pelo efeito anti-inflamatório e antisséptico, ele ajuda a reduzir a acne que se forma pelo excesso de oleosidade da pele.
Malefícios
Os malefícios da flor estão unicamente relacionados com o consumo excessivo, assim como ocorre com qualquer alimento. Se consumido em quantidade superior à recomendada, pode ter efeitos contrários na asma, insônia, ressecamento da pele, cólica e desconforto estomacal.
Além disso, não é recomendado para gestantes e lactantes, pois pode atuar como abortivo. Ao estimular a menstruação, também atrapalha a produção de leite.
Como consumir?
Quando compra-se no formato original, em pistilos, ele não deve ser colocado diretamente na comida.
Deve-se colocar em água morna ou leite morno e deixar descansar por pelo menos meia hora, pois só assim ele vai liberar sua coloração, sabor e propriedades. Depois coloca-se o líquido na comida.
Para uso medicinal, pode-se utilizar o chá, seja para beber ou aplicar na pele como compressa, que também confere os efeitos cosméticos já mencionados.
A dosagem segura é de apenas 1,5 grama ao dia. Mais do que isso pode causar efeitos colaterais.
Como fazer chá de açafrão
Para finalizar, uma receita para que você comece a inserir essa especiaria tão boa para a saúde na sua rotina.
Coloque uma xícara de água para ferver e desligue assim que levantar fervura. Adicione 1 colher de café de açafrão e deixe em infusão por alguns minutos. Depois pode coar e beber. De acordo com o problema que deseja tratar, o ideal é que o médico faça a recomendação da quantidade adequada por dia. De modo geral, beba uma xícara.