Você deve hesitar na hora de dar beijos ao seu animal de estimação, seja ele gato ou cão. Quer saber por que motivo dizemos isto? Saiba que uma senhora britânica, com a idade de 70 anos, teve de dar entrada no hospital por causa de uma lambidela na boca do seu cachorro. Segundo a publicação atual da revista de ciência BMJ, esta idosa criou uma infecção severa provocada por uma bactéria chamada Capnocytophaga canimorsus que existe na boca de gatos e cães.
O caso da britânica de 70 anos
De acordo com James Wilson, que trabalha no Hospital da Universidade College London, em Inglaterra, os médicos não detectaram mordidas ou arranhões, sendo assim que a infecção se manifesta. Contudo, a britânica referiu que o seu animal de estimação a tinha lambido. Na opinião de Wilson, formas misteriosas de aquisição evidenciam que sérias zoonoses podem acontecer também na falta de arranhões e mordidas evidentes!
Como tudo aconteceu?
Foram os paramédicos que descobriram a idosa desmaiada em casa e a transportaram para o hospital. De início, os médicos julgavam ser uma convulsão, visto que a paciente ter histórico de crises epilepsia. Contudo, essa ideia foi logo colocada de parte porque, ao ter dado entrada no hospital, provou-se que tinha grande quantidade de potássio no sangue (hipercaliemia) e pouca quantidade de sódio no sangue (hiponatremia). Mesmo tendo outros níveis em bom estado, ela foi internada para pesquisarem melhor a razão dessas alterações.
Passados quatro dias de internamento, a sua situação complicou-se. A idosa manifestou febre de 39ºC, confusão mental, calafrio, cefaleias e diarreia. Os exames mostravam igualmente infecção geral e lesão renal séria. De imediato, ela foi levada para a unidade de tratamento intensivo, onde a situação se tornou ainda mais grave – insuficiência respiratória, coagulação intravascular e trabalho do fígado afetado.
Apesar das complicações, houve um final feliz!
Por fim, os exames seguintes mostraram a bactéria C. Canimorsus, que existe nas gengivas de gatos e cães. Então, deram início ao tratamento à base de antibióticos e, após um mês no hospital, a idosa conseguiu regressar a casa. Os médicos acreditam que, esta séria infecção, foi uma reação fora do comum, provocada por esta bactéria. Porém, as pessoas com idade avançada, como esta senhora idosa, correm riscos maiores por causa de maior debilidade da imunidade.
Agora que conhece esta história, dê todos os mimos que quiser ao seu cachorro ou gato, mas tenha precaução! Se já passou por algo semelhante ou conhece alguém que tenha passado, partilhe conosco a sua experiência!