A begônia é uma planta com folhas de cores que variam entre o verde e o roxo. São nativas do Leste da Índia, são folhagens resultantes de híbridos. Podem chegar a ter de 20 a 40 centímetros de altura e as flores são bem pequenas. O que mais chama a atenção nas plantas são as folhagens. Ela tem esse nome por causa do naturalista Michel Begon, que a descreveu pela primeira vez. É uma linda planta para cultivar em casa. Conheça mais sobre ela e veja como plantar e cuidar.
Tipos de begônias
Existem entre 1.000 e 1.400 espécies, fazendo desse grupo de angiospermas um dos 10 maiores existentes. Entre os tipos mais comuns para plantio doméstico, estão as:
- Borshevikolistnaya;
- Bovera;
- Cleópatra;
- Coral;
- Listrada;
- Royal;
- Sarmentacea;
- Semperflorens;
- Tuberosa multiflorous;
- Tuberous drooping;
- Ulmifolia;
- Venosa;
- Mason;
- Metal;
- Ponto de begônia;
- Tigre de begônia;
Como plantar begônia passo a passo
É uma planta de climas quentes, por isso não deve ser plantada no frio. Veja o que deve considerar e fazer para plantar do jeito certo e ver essa linda planta florescer.
1. Escolhendo a planta
Se deseja plantar em canteiro, escolha o tipo Semperflorens. Se for para plantar em vasos, escolha Sarmentacea, Ulmifolia ou Venosa.
2. Escolhendo o local de plantio
Depois de decidir se vai plantar no canteiro ou em vaso, lembre-se que a planta não pode pegar sol intenso direto, nem ficar exposta a baixas temperaturas. Então, se for plantar em canteiro, escolha a época de meados de abril.
3. Preparando a terra e plantando
Se decidir plantar no canteiro, utilize uma parte de terra de jardim, uma parte de terra vegetal e duas partes de composto orgânico. Se preferir fazer o plantio em vaso, utilize um solo enriquecido com matéria orgânica.
No caso do plantio em vaso, prepare uma camada de brita ou de argila expandida ao fundo para facilitar a drenagem da água. Depois coloque a terra por cima.
Abra uma cova pequena da terra e plante sua muda. Regue, mas tenha cuidado para não encharcá-la. Agora veja como cuidar da sua planta.
Como cuidar de begônia
Ela necessita de cuidados específicos, mas nada muito trabalhoso. Apenas o básico para quem já costuma cultivar plantas.
Atenção com as regas
Logo após o plantio é bom manter um período de regas frequentes, deixando a planta sempre úmida, até que se estabilize. Depois disso, pode deixá-la sem regar por um período mais espaçado. O solo pode ficar um pouco seco, mas não completamente. Ao regar, molhe apenas o solo e não as folhas.
Adubação
Para nutrir a sua planta, a cada dois meses pode alimentá-la com torta de mamona, salitre-do-Chile, farinha de peixe, ureia, nutricálcio ou NPK.
Incidência de sol
A planta não necessita de muitas horas de sol quando está sem flores. Tome cuidado para não deixá-la o dia inteiro pegando sol forte. Já quando está florida pode ficar algumas horas a mais no sol. De preferência, mantenha-a em local protegido, como à sombra de uma árvore no jardim, onde o controle da incidência solar será natural.
Remoção das folhas secas
Ao verificar que a planta está com folhas passadas, elas devem ser removidas para que não contaminem o solo.
Quando as begônias florescem?
As begônias podem florescer o ano inteiro, dependendo da forma em que são cultivadas e mantidas. Não há um período fixo.
Quanto tempo dura?
Da mesma forma que podem florescer durante o ano inteiro, as flores também murcham nas quatro estações. Portanto, é uma planta que pode ser mantida ao longo do ano, não precisa esperar flores apenas por alguns dias. Basta cuidar bem dela.