Os cuidados de cultivo da begônia da Amazônia (begonia manaus) são os mesmos para outras begônias, especialmente as nativas do Brasil. Elas gostam do clima de floresta tropical, e é esse clima que você deve tentar reproduzir na sua casa.
Apesar dos cuidados semelhantes, cada begônia tem uma aparência única, e no caso da begônia da Amazônia, ela se destaca pelas lindas folhas arredondadas, com nervuras bem marcadas, um tom de verde-escuro com bordas arroxeadas e nervura central em verde vibrante. Veja como cuidar dessa linda planta.
Luminosidade
A begônia da Amazônia gosta de um local com muita entrada de luz natural. Ela é de meia sombra, então não pode ficar pegando sol forte direto nas folhas. Até pode pegar um sol fraco pela manhã, mais cedo, e de preferência filtrado por outras plantas ou uma cortina fina.
Substrato
A terra para o plantio deve ser bem fértil, rica em matéria orgânica e leve. Pode misturar terra de jardim com húmus de minhoca ou esterco curtido, e se estiver muito pesado, colocar um pouco de fibra de coco ou areia de construção.
Regas
As regas são bem importantes para reproduzir o clima de floresta tropical, que é quente e úmido. Pode molhar o substrato sempre que perceber que a parte superficial está começando a secar, para que se mantenha sempre úmido, mas não encharcado. Ela também gosta de ser borrifada nas folhas todas as manhãs, especialmente nos meses mais quentes.
Adubação
Pode ser feita uma adubação orgânica com mais um pouco de húmus de minhoca ou esterco curtido depois de alguns meses do plantio para repor os nutrientes já consumidos. Se quiser um adubo químico, pode ser equilibrado, 10-10-10.
Reprodução
Para tirar mudas, use uma tesoura de poda esterilizada para cortar um galho que esteja com uma folha bem saudável e forte. Replante esse galho em um novo vaso, já com a terra preparada para o plantio, regue e vá mantendo.