A anatomia humana não inclui o rabo, ou cauda, como nos animais. Porém, existem casos raros de bebês que nascem com essa falha genética, que às vezes é bem curtinha e às vezes é longa.
Um caso de bebê com cauda vestigial longa ocorreu na Colômbia, em 2019, e foi o primeiro caso registrado no país. O bebê nasceu com uma cauda de 13 centímetros, que não tinha vértebras nem estava conectada ao sistema nervoso.
Logo após o parto, o bebê passou por uma cirurgia para remoção dessa cauda, que foi simples, já que não havia ligação com sua coluna vertebral, diferente do que acontece em outros casos.
O que é a cauda vestigial?
O que provoca a formação dessa cauda vestigial em alguns bebês é que, na verdade, todos os fetos humanos são gerados com uma pequena cauda, que surge durante as 5 primeiras semanas de gestação, e lá pela oitava semana é absorvida pelo corpo e desaparece.
Os responsáveis por essa tarefa são os glóbulos brancos, e quando eles falham nesse processo, podem deixar uma pequena “sobra” da coluna para trás, gerando essa cauda.
Em alguns bebês, a cauda pode apresentar musculatura, vasos sanguíneos e até nervos, e por isso é sensível e pode ser movida.
O menino indiano considerado um Deus por conta da cauda vestigial
Outro caso, um pouco diferente do bebê colombiano, foi o do indiano Arshid Ali Kan, que ficou mais famoso no mundo. Ele nasceu com uma cauda vestigial de 17 centímetros. Além disso ele também nasceu com uma abertura na coluna vertebral chamada de espinha bífida, e por isso nunca pôde andar.
Por conta dessas malformações congênitas, Arshid passou a ser considerado um Deus na sua comunidade. A casa dele virou um templo, e o garoto de 13 anos recebia as pessoas que quisessem tocá-lo e conversar com ele, como se estivessem em contato com um ser divino.
O próprio garoto passou a acreditar que Deus tinha dado esse dom para ele, e que ele era capaz de transformar os desejos das pessoas em realidade. Porém, Para que ele tivesse a oportunidade de andar, no ano de 2015 o garoto passou por uma cirurgia de remoção da cauda. O procedimento levou cerca de 7 horas, mas deu tudo certo.
A partir do momento em que a comunidade soube da remoção da cauda de Arshid, ele passou a ser visto como um garoto normal, e sua vida mudou completamente. Ainda bem que para melhor, pois agora ele poderia ser um adolescente como qualquer outro.