Uma das modinhas nas baladas é a mistura de bebidas alcoólicas com energéticos. Mas saiba que, apesar de popular, ela pode ser extremamente prejudicial à sua saúde. Entenda melhor o porquê:
Energético com álcool: uma mistura perigosa
Primeiro de tudo, é importante lembrar que a própria bebida alcoólica, se consumida em excesso ou com certa frequência, pode levar a doenças diversas. Desde problemas imediatos como o coma alcoólico, intoxicação ou riscos de acidentes, como também maior chance de ter câncer, AVC, problemas no fígado, pâncreas e ossos.
Também os energéticos não são nada inocentes. Apesar de venderem uma ideia de saúde e diversão, eles afetam diretamente o sistema nervoso. Além disso, podem causar problemas como hipertensão arterial, arritmia e até infarto. Porém, o pior ainda está por vir, quando se mistura as duas bebidas.
Veja também: Bebidas quentes podem ajudar a matar o coronavírus no organismo?
O que acontece com o corpo
O famoso combo whisky+energético torna a situação muito mais complicada. Isso porque enquanto o álcool entorpece os sentidos e age como um depressor no seu corpo, o energético estimula seu funcionamento, forçando muito. Outro ponto importante é que, como ele mascara a anestesia dada pela bebida, faz com que a pessoa beba ainda mais!
Claro que é fundamental falar do risco de dependência química, que pode acontecer quando se toma bebidas alcoólicas por um longo período de tempo. O ideal é sempre fazer tudo com moderação, se alimentar bem e dormir o necessário toda noite. Seu corpo agradece, assim como sua qualidade de vida.