Que a água é a fonte da vida você já deve saber, afinal tudo no corpo precisa de água para funcionar. Inclusive o sistema digestivo. Cada vez mais os médicos alertam, e as pessoas se preocupam com a qualidade da digestão e a saúde de toda essa área do corpo, que também inclui o intestino. E nesse contexto, beber água para melhorar o sistema digestivo é tão eficaz quanto alimentar-se de probióticos e prebióticos.
Os probióticos são as bactérias boas que compõem o intestino e fazem ele e o sistema imunológico trabalharem melhor. Os prebióticos são alimentos que servem para fornecer o que as bactérias probióticas necessitam para cumprirem com o papel delas.
Os probióticos são alimentos como kefir, iogurte natural, Yakult, chucrute, molho de soja e outros vegetais fermentados. Os prebióticos são o alho, a chicória, cebola, alho-poró, aspargo, banana, cevada, aveia e muitos outros.
Então, aqui há três elementos-chave para manter o sistema gastrointestinal em perfeito estado. Comer probióticos, prebióticos e tomar água. Veja, mais especificamente, qual a importância de beber água para melhorar o sistema digestivo.
Como a água pode melhorar o sistema digestivo?
Para começar, a água já está presente logo começo do processo digestivo, que é na boca. Ela é componente da saliva que serve para umedecer o alimento e facilitar a mastigação, também é o transporte das enzimas que atuam na decomposição química dos carboidratos e gorduras da comida.
Depois de engolir a comida, ela vai para o estômago e lá encontra o suco gástrico, que contém água e enzimas com o papel de dissolver o alimento em partes menores para enviá-lo ao intestino delgado, onde o processo digestivo vai continuar. Além disso, a água também é componente essencial na formação do muco que protege as paredes estomacais da acidez do suco gástrico.
Ao chegar no intestino delgado, o órgão libera secreções compostas também por água e outros elementos. O fígado e o pâncreas também participam desse processo, liberando outras substâncias que contêm água. É quando mais enzimas preparam o alimento para a separação dos nutrientes que serão absorvidos pelo sangue e das toxinas que serão eliminadas do corpo.
Então, a maior parte da digestão acontece no intestino delgado e é através desse processo que você vai ter nutrientes no seu corpo. Depois os nutrientes que serão aproveitados para a manutenção da sua saúde, entram na corrente sanguínea, que também contém muita água, por isso que o sangue é líquido.
E o resto do alimento que for enviado para o intestino grosso, que fica abaixo do delgado, vai virar fezes depois que ocorrer a última etapa, que é a absorção de minerais.
Nesse processo também é necessário muita água para que você consiga evacuar na quantidade e qualidade adequadas. Pessoas com intestino grosso muito seco têm problemas sérios para evacuar, e quando não evacuam, o intestino inflama, afetando todo o organismo.
A importância de beber água para melhorar o sistema digestivo é total. Aliás, não faz mal beber água durante a refeição se você sentir necessidade. Só para constar. O suco gástrico é ácido o suficiente para não ter sua função afetada com a presença de mais água, do contrário, você não poderia comer uma sopa com bastante caldo também.
Outros benefícios de beber água
Depois de falar da importância de beber água para melhorar o sistema digestivo, é bom saber que ela é fundamental também para todos os demais sistemas do corpo. Conforme mencionado anteriormente, a água é componente do sangue, que passa pelo corpo todo, e o que já responde muita coisa, pois ele entra em cada órgão.
Se você já viu imagens ou mesmo ao vivo um corpo humano por dentro, percebeu que é tudo úmido. É a água presente em cada parte do corpo que permite a dissolução de todos os nutrientes, que cria muco para não haver atrito e que compõe as células, que são a matéria-prima de tudo o que existe no corpo. Com células saudáveis e bem hidratadas você vai ter:
- Uma pele mais bonita e saudável;
- Cabelos e unhas mais brilhosos e fortes;
- Menos inchaço;
- Maior rejuvenescimento e disposição;
- Melhora da regeneração e cura de doenças;
- Maior facilidade para emagrecer.
A quantidade de água necessária ao dia varia de pessoa para pessoa. Mas a média recomendada fica entre 1,5 e 3 litros, de acordo com o seu estilo de vida. De fato, a água é que mantém tudo funcionando no seu corpo, então não deixe de beber ao longo de todo o dia.