Muitas pessoas não sabem, mas há uma grande diferença entre beber água gelada e água levemente aquecida. Uma delas pode debilitar e fazer mal ao organismo humano. E pode parecer muito, mas não é: cerca de 85% do seu cérebro é composto por água, assim como 92% do sangue e 60% do peso de todo o seu corpo.
A água é alcalina, ou seja, ela tem um pH acima de 8, tornando seu organismo mais saudável, reduzindo assim a ação de toxinas. Além disso, é antioxidante, desacelerando o envelhecimento ao combater os radicais livres que destroem as células.
Nem é necessário dizer da importância dela para a saúde celular e combate a doenças como o câncer, por exemplo. Além disso ela é rica em magnésio, que participa de mais do que 400 reações bioquímicas no seu corpo.
Riscos de beber água gelada
Apesar de ser refrescante e até recomendada em alguns casos, a água gelada pode também trazer alguns danos a algumas pessoas.
1. Expõe o sistema respiratório
Há uma produção muito maior de muco quando o organismo entra em contato com líquidos frios. Isso pode agravar doenças como a bronquite, na qual os brônquios já estão encobertos de muco e com dificuldade para absorver o oxigênio.
Além disso, o excesso de muco pode agravar quadros de sinusite, gerando mais dores de cabeça e fazendo com que atividades físicas simples como caminhadas curtas podem deixar a pessoa cansada.
2. Enfraquece o sistema imunológico
Muitas pessoas infelizmente ignoram que beber água gelada demais pode tornar o sistema imunológico mais vulnerável.
Isso aumenta as chances de bactérias e outros agentes entrarem no organismo, o que pode dar início a inúmeras doenças, algumas difíceis de combater.
3. Agrava a dor dos dentes sensíveis
Se você tem dentes sensíveis, sabe do que se trata. Beber água gelada quando se tem sensibilidade nos dentes não somente agrava o problema, tornando a dor mais ativa, mas também é muito desagradável.
Retração da gengiva e água gelada também não devem estar juntos, pois quando há retração, as raízes dos dentes ficam mais vulneráveis, causando assim muita dor.
Benefícios do consumo de água morna para a saúde
Já conhecemos os riscos de consumir água gelada, mas e quais são os benefícios de beber água morna?
1. Efeito detox no organismo
A água morna pode ajudar a desintoxicar seu organismo, livrando-o de toxinas, seja através dos processos internos ou através do suor, que se intensifica dada a elevação da temperatura do organismo.
2. Auxilia na melhora da prisão de ventre
Ajuda também a tornar os movimentos intestinais mais fáceis, pois reduz a constipação, facilitando o processo de eliminação do bolo fecal.
3. Atua como descongestionante
Grande auxiliar durante gripes e resfriados, a água morna ajuda a descongestionar as via aéreas superiores, facilitando a respiração. Melhor ainda em forma de chá da vovó, com aquelas ervas deliciosas e mel.
4. Ajuda a curar alergias e irritações na garganta
Auxilia também na cura das irritações na garganta, pois limpa a região, removendo a secreção e acalmando as mucosas. Ao retirar o muco, reduz também a necessidade de tossir para removê-lo, prevenindo novas irritações.
Beber água morna é melhor que beber água gelada?
Foram apresentadas algumas desvantagens da água gelada e algumas vantagens do consumo regular de água morna. Então, qual você achou melhor?
Bom, não foram apresentadas as vantagens do consumo da água gelada, não é mesmo? Pois saiba que beber água gelada também ajuda a emagrecer, deixa a pele com mais tenacidade, estimula a formação do colágeno, reduz a temperatura em casos de febre, entre outras coisas.
Sem contar que é uma delícia em dias de calor e sol forte!
Dessa forma, não se tem como afirmar de forma universal que uma forma é melhor do que a outra, já que ambas têm benefícios. O que se pode afirmar é que – independente da temperatura que você preferir – água faz muito bem ao organismo.
Beba muitos smoothies, chás, águas aromatizadas, água morna com limão e gengibre, etc., mas beba água. Seu corpo agradece.
Para dicas de como beber mais água, clique no vídeo!