É uma lição que todo o mundo já conhece: a água só faz bem! No entanto, muita gente age mal e continua não bebendo a quantidade necessária por dia. E ainda mais: beber água em jejum pode trazer ainda mais melhorias para sua saúde do que você imagina.
A água é fundamental para o correto funcionamento do organismo, contendo, em suspensão, partículas de nutrientes como o cálcio, sódio, potássio, silício, magnésio, zinco e outros.
O peso é determinante para sabermos a quantidade de água que deve-se ingerir diariamente, sendo que é preciso beber 30ml de água para cada quilo de peso. Sendo assim, se você pesar 70 quilos, é recomendável ingerir quase 2 litros de água.
No entanto, há outros fatores importantes, desde a sede à produção de suor, passando por ter uma vida ativa ou não, fazendo com que a média diária recomendada seja de 2,5 litros de água.
Benefícios de beber água em jejum
1. Acelera o metabolismo
É uma excelente forma de acordar o metabolismo, sem quaisquer calorias e rica em nutrientes essenciais.
Beber água em jejum pela manhã ativa o funcionamento do organismo, sendo preferível a proveniente do filtro de barro, dada a maior concentração de minerais. Porém, esse ponto deve ser analisado de acordo com a qualidade da água de cada localidade.
2. Melhora o funcionamento do sistema digestivo
A água auxilia na digestão das gorduras, trazendo benefícios a longo prazo para o aparelho digestivo.
Além disso, reduz a temperatura do estômago, ajuda a manter o pH correto e ainda prepara a camada interna para receber os alimentos da manhã.
3. Purifica o organismo
Você passou cerca de 8 horas sem se alimentar, com o metabolismo reduzido, assim como as defesas do organismo.
Beber água em jejum ajuda a desintoxicar e purificar o organismo, fazendo com que as toxinas restantes das horas anteriores possam agora ser processadas com maior eficiência.
4. Atenua os sintomas da menstruação
Durante a menstruação, é fundamental ingerir mais líquidos, pois, além da perda de sangue, a mulher passa por diversas oscilações hormonais, que exigem mais energia e líquidos.
Beber água em jejum de manhã irá ajudar a repor as necessidades com maior rapidez, pois o estômago ainda está vazio, com 100% de disponibilidade de processamento.
5. Contribui para um bem-estar generalizado
Além de melhorar o funcionamento do sistema circulatório, a água impede a formação do muco nasal e a acumulação de secreções.
Hidrata o organismo, auxiliando em todos os processos de cura, crescimento e manutenção do corpo, trazendo um maior bem-estar ao longo do dia.
Além disso, esse hábito previne doenças no sistema linfático, sendo os linfonodos responsáveis por te auxiliar nas atividades do dia a dia e na luta contra infecções.
Beber água em jejum emagrece?
Sim, beber água pela manhã, logo ao acordar, ajuda a emagrecer, pois aumenta a queima calórica ao longo do dia e pode acelerar o metabolismo em 25%.
Além disso, aumenta a sensação de saciedade, limpa o intestino, favorecendo assim uma melhor absorção dos nutrientes, o que faz com que a sensação de fome demore mais a retornar.
A ingestão de água pela manhã faz com que seu estômago fique protegido, auxiliando na digestão e na eliminação de toxinas.
Quanto beber
Para fins de emagrecimento, você deve tomar, todos os dias, cerca de 2 copos de água, assim que acordar. Acha que é muito? Comece devagar e vá aumentando aos poucos, até chegar a essa quantidade.
Quando conseguir, pode aumentar para 3 copos, se quiser, sendo esta a quantidade máxima recomendada.
O que tomar em jejum para emagrecer
Se você não é muito fã de água pura, que tal algumas opções de líquidos para tomar em jejum
- Água com limão;
- Água de pepino;
- Água com gengibre;
- Água com berinjela;
- Água de alho;
- Água de coco;
- Suco verde;
- Chá verde;
- Chás compostos com gengibre, cravo, canela, limão;
- Suco de abacaxi com gengibre e própolis.
Quer aprender mais receitas de águas com sabor para variar no consumo? Assista ao vídeo!