Chupar o dedo é um hábito que muitas as crianças desenvolvem por instinto. Tanto o dedo quanto a chupeta servem para satisfazer a necessidade de sugar alguma coisa, como as crianças pequenas fazem quando estão sendo alimentadas. Também pode ser um hábito que surge na época dos dentes nascerem, pois a gengiva coça e dói.
Alguns pais não ligam que seus filhos chupem dedo, pois acham normal e aceitável. Outros se preocupam mais com a forma que a criança será vista pelos outros, principalmente se passar dos dois anos de idade e ainda estiver chupando dedo, trazendo a ideia de que ela não está se desenvolvendo bem.
Problemas causados pelo hábito de chupar dedo
Em todo caso, incentivar a criança a deixar de chupar o dedo (e a chupeta) é importante por causa dos problemas que esse hábito pode causar na dentição.
Muitas crianças que chupam dedo com frequência ficam com a arcada dentária malformada e com dentes tortos, o que pode trazer prejuízos para a fala, a respiração e até para se alimentarem, precisando de tratamento dentário e fonoaudiológico.
Em que momentos o seu filho chupa dedo?
Na hora de pensar em como fazer para seu filho deixar de chupar dedo, é bom observar em quais momentos ele faz isso. Por volta de 1 ano e meio a 2 anos, a criança está saindo da fase oral, que é quando ela coloca tudo na boca para interagir com o mundo.
Se, mesmo depois dessa fase, seu filho continua chupando dedo, observe esse hábito para entender melhor o motivo. Se o dedo é levado à boca quando a criança está com sono, com medo ou insegura, é um sinal de que ela está pedindo por mais atenção dos pais.
Então, uma das estratégias para que o hábito seja abandonado é dar essa atenção que a criança precisa nos momentos em que se sente insegura ou na hora de dormir. Mas só dar a atenção pode não resolver, pois a criança já está acostumada a levar o dedo à boca. Então, veja outras dicas de como incentivar.
Dicas para ajudar a criança a deixar de chupar dedo
- Incentive seu filho a deixar de chupar o dedo, substituindo o dedo por algum objeto que ele possa ficar segurando e que traga um valor sentimental, como um paninho ou um brinquedo pequeno (que não solte pecinhas na boca).
- Quando notar que seu filho está levando o dedo à boca, não repreenda. Em vez disso, proponha alguma atividade na qual ele precise usar as mãos e se esqueça de chupar o dedo. É assim que um hábito vai deixando de ser hábito, pois a repetição deixa de acontecer.
- Outra dica é colocar um curativo no dedo que a criança costuma chupar, dizendo a ela que o dedo machucou de tanto chupar. Troque o curativo depois do banho por alguns dias até que a criança tenha esquecido do hábito.
- Se a criança já frequenta uma escolinha, ela vai perceber que seus colegas não chupam dedo, então, pode se sentir envergonhada por fazer isso e acabar deixando por esse motivo.
O que você não deve fazer é diminuir, ofender ou humilhar seu filho pelo hábito de chupar dedo. Não provoque um trauma emocional por uma situação que pode ser resolvida com estratégias e paciência.
E se nada resolver?
No caso de você tentar todas as estratégias, dando tempo de alguns dias para que seu filho deixe o hábito, e mesmo assim ele continuar chupando dedo, vale a pena conversar com o pediatra ou um psicólogo para investigar se existe uma outra causa para isso e iniciar outras estratégias.