Aproveitar o verão na praia com a família é uma delícia, desde que sejam tomados alguns cuidados. Para quem quer levar bebê na praia, por exemplo, é importante se prevenir, tomando algumas precauções.
Os pais ou cuidadores devem se preocupar em evitar a exposição da criança ao calor excessivo e em manter suas necessidades básicas satisfeitas. Afinal, um bebê chorando inconsolável não deixa ninguém aproveitar o dia de folga.
Aproveite e veja: 7 coisas para não fazer com bebês e crianças no calor
Cuidados importantes com bebê na praia
A saúde e o bem-estar do bebê vêm em primeiro lugar. Por isso, veja quais são os cuidados mais importantes para levá-lo e ter um dia tranquilo.
Escolha o melhor horário
O melhor horário para ficar na praia é quando o sol está menos forte, ou seja, antes das 10h e depois das 16h ou, no horário de verão, antes das 11h e depois 17h. Aliás, essa dica vale para toda a família, não apenas para os cuidados com bebê na praia.
Se você preferir, pode levá-lo bem cedinho, já que vocês estarão acordados, o sol estará fraco e a praia estará quase vazia. No fim da tarde pode não ser o ideal, já que a praia está cheia e pode ter mais vento do que sol.
Precisa passar protetor solar no bebê?
Sim, precisa. Mas, apenas se o seu filho já tiver 6 meses ou mais. A pele dos bebês é muito sensível, especialmente a pele bem clarinha.
Compre um protetor solar de qualidade, próprio para bebês, e use no seu filho, independente da hora que for. Faça isso, mesmo que seu bebê vá ficar na sombra do guarda-sol ou se o dia estiver nublado, pois o mormaço pode queimar a pele.
Peça a opinião do pediatra para fazer a compra do protetor mais adequado, inclusive, levando em conta qualquer particularidade da saúde do seu filho, como predisposição a alergias, por exemplo.
Protetor solar: veja o tipo certo para cada pele e como usar
Como vestir o bebê na praia?
Os bebês ficam mais à vontade na praia usando só fralda ou também uma camisetinha leve, de algodão, e um boné, mesmo na sombra.
Evite trajes de banho cheios de detalhes que possam incomodar o bebê, levando a crises de choro.
E lembre-se de levar uma roupinha extra para evitar que seu filho passe frio, caso tenha vento ou ele tenha se molhado.
Leve comidinhas e água
Quando você leva seu bebê na praia, não pode contar com as barraquinhas e vendedores de comidas para alimentar seu filho. Além de não saber se terão boas opções, lembre-se que essas comidas podem fazer mal ao organismo sensível do bebê. Melhor evitar!
Arrume uma bolsa com lanchinhos que seu filho é acostumado a comer. Escolha opções práticas e prontas, e que sejam de fácil digestão, como bolachinhas, papinhas e frutas lavadas e cortadas, prontas para comer.
Leve também água e, se quiser, alguma outra bebida que costuma oferecer ao seu filho. A água pura é fundamental, não pode faltar.
Para tornar sua vida mais fácil, leve guardanapos, lencinhos umedecidos para limpar as mãos e uma toalha limpa.
Aproveite e veja: Receitas para refrescar e hidratar o bebê no calor
O que mais levar quando for com bebê na praia?
Já falamos sobre a importância de levar à praia o protetor solar, roupinhas adequadas, lanche, lencinhos umedecidos e toalha. Mas, não é tudo! Veja o que mais vai facilitar a sua ida com seu bebê na praia, garantindo que todos aproveitem o dia com conforto:
- Brinquedos de praia (baldinho com pá e carimbos de bichinhos);
- Chapéu ou boné;
- Toalhas extras;
- Kit para troca de fraldas (fraldas, talco ou pomada, lenços umedecidos, sacola para fralda e lenços sujos);
- Isopor ou bolsa térmica para as comidas e bebidas;
- Piscina inflável (vazia, sem água mesmo) para que seu filho fique mais seguro e confortável;
- Repelente de insetos próprio para crianças (e um para os adultos também);
- Identificação (coloque uma pulseira no braço do seu bebê com nome dele, dos responsáveis e telefones de contato).
Veja também: Confira as principais dicas de roupa para um dia de praia