Milhares de pessoas comprovam, todos os dias, que é possível sim ter cachorros e bebês convivendo em casa. Alguns pais ficam com medo por causa de doenças, outros porque o cachorro pode estranhar o novo membro da família. Mas, a verdade é que existem grandes benefícios nessa amizade, tanto para o pet quanto para o bebê. Veja como preparar o seu lar para essa convivência.
Prepare emocionalmente o seu cachorro
Sim, o cachorro precisa estar preparado para a chegada do bebê em casa, pois os cães sentem ciúmes. Geralmente, o pet sabe que está vindo um bebê por aí, pois ele sente as diferenças no corpo e no comportamento da gestante. Muitos pets ficam bem mais carinhosos e pertinho da mamãe quando ela está esperando um bebê.
Mesmo assim, não custa prepará-lo um pouco mais. Se você achar que o seu cachorro é muito agitado ou bravo, e tem medo de deixá-lo perto do bebê, comece impondo um limite, não deixando que o cachorro entre no quarto do bebê, mesmo antes do nascimento do seu filho. Acostume-o com isso.
Além disso, vale a pena investir em um adestramento para que seu cão aprenda a se comportar melhor e para que você consiga dar comandos a ele com facilidade, sempre que necessário.
Deixe seu cão cheirar algumas roupinhas, brinquedos e pertences do bebê para ir se acostumando com os objetos e os novos cheiros da casa.
Garanta que seu pet não vá se sentir desamparado com a chegada do bebê, pois ele receberá um pouco menos de atenção. Vá acostumando ele a brincar mais sozinho, ajude-o a se tornar mais independente e confiante, sem precisar de você para tudo.
Cuidados com a limpeza do cão
Por mais que um cachorro conviva dentro de casa com a família, o organismo dos cães é diferente dos humanos, eles rolam na grama, andam sem sapatos por aí, lambem tudo o que encontram pela frente.
Então, tenha uma boa rotina de limpeza com seu pet. Dê banho nele toda semana, limpe as patinhas depois dos passeios, escove o pelo dele com frequência, dê todas a vacinas e remédios contra parasitas, sempre que necessário.
Veja também: Doenças que cachorros e gatos podem transmitir para humanos
Apresentando os novos amigos
O bebê nasceu, que alegria! Na hora de chegar com ele em casa, seu cachorro estará ansioso para conhecer o novo amigo. Prepare-se para essa apresentação, pois ela tem grande impacto da forma como eles vão se relacionar no futuro, afinal, a primeira impressão é a que fica.
Escolha um momento tranquilo, quando o cachorro estiver mais calmo. Sente-se com o bebê no seu colo, convide o cachorro a se aproximar e permita que ele sinta o cheiro, observe e se familiarize com a criança.
Fique de olho, pois o cão pode ter algum comportamento que possam machucar involuntariamente o bebê. Se isso acontecer, mantenha a calma e vire-se de costas, ignorando o cão. Se o bebê chorar, escolha outro momento para interação, mas deixe o cachorro saber que a culpa não é dele.
Dê atenção em simultâneo
Depois que seu cão e seu bebê já tiverem sido apresentados, procure evitar o ciúme do cachorro. Sempre que possível, dê atenção aos dois ao mesmo tempo, criando momentos agradáveis de convivência entre vocês.
Se você der atenção ao cachorro só quando o bebê não estiver por perto, ele poderá sentir ciúmes do bebê quando estiver presente, como se fosse um rival disputando sua atenção.
Veja também: