Batatas fritas em azeite são mais saudáveis do que as cozidas
Crédito: Freepik

Batatas fritas em azeite são mais saudáveis do que as cozidas

Estudo mostrou que as batatas fritas em azeite têm mais antioxidantes do que as cozidas

Publicidade

Quem diria que a ciência iria encontrar uma forma de dizer que as batatas fritas em azeite são mais saudáveis do que as cozidas! E foi exatamente o que aconteceu com esse estudo realizado pela Universidade de Granada. Agora você já tem um álibi perfeito para aquela batatinha de final de semana.

Normalmente, a batata frita – queridinha de crianças e adultos – é acusada de diversos crimes e certamente culpada. Aumenta o colesterol, tende a aumentar a pressão e tem um valor calórico altíssimo. Como defender uma causa dessas? Simples, adiciona o mocinho azeite de oliva na história que fica tudo bem.

O azeite é reconhecido pela sua qualidade, além de ser monoinsaturado, ele é rico em vitaminas, especialmente a vitamina E, além de antioxidantes. Dessa forma, é utilizado tanto com foco em uma alimentação saudável, quanto para tratamentos estéticos. A pele e os cabelos ficam impecáveis com alguns tratamentos a base dele.

Veja também: como fazer batata frita no micro-ondas

Batatas fritas em azeite têm mais antioxidante

Um estudo realizado pela Universidade de Granada e publicado na revista científica Science Direct, mostrou que fritar as batatas em azeite de oliva tende a deixá-las mais ricas em antioxidantes do que se cozidas. O aumento é considerável, principalmente se levar em consideração que a batata tradicional tende a perder – e muito – seus antioxidantes.

Publicidade

Para fazer os testes, foram utilizados diversos vegetais, entre eles a batata, o tomate, a abóbora e a berinjela. O tratamento foi exatamente o mesmo em todas as amostras, para poder manter uma padronização e encontrar resultados confiáveis. Para isso, reservaram exatamente 120 gramas de cada vegetal, em cubinhos semelhantes.

Usaram então três técnicas para testar a quantidade de antioxidantes por alimento: fritura em azeite de oliva a 180°C, refogado a 100°C ou fervido, em água pura ou água com azeite. Ficaram em suas respectivas técnicas por exatos 10 minutos, descansando por 5 minutos antes de serem realizados os testes.

Cada vegetal teve uma mudança diferente, porém todos foram acrescidos em antioxidantes, mas não se deixe enganar por essa constatação. A batata frita em azeite de oliva ainda é rica em gordura saturada, a quantidade de sal pode estimular a hipertensão e, obviamente, engorda. Quer saber como melhorar sua batatinha? Faça de outra forma.

Você pode aproveitar o azeite de oliva puro, frio, nas batatas cozidas. Basta colocar no prato e regar com o azeite, adicionando assim os antioxidantes em sua melhor forma. Ou seja, nada de gordura saturada e todos os nutrientes no seu prato. Simples não é mesmo, mas se quiser, pode usar essa desculpa para dar aquela escapadinha “saudável”.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM