Cortar calorias é a primeira coisa que vem na mente de quem quer fazer dieta para emagrecer. Ao mesmo tempo, não se pode esquecer que as calorias fazem parte de uma alimentação saudável, o que não pode é abusar, comer mais do que consegue gastar. Por isso que uma boa dieta leva em conta muito mais do que as calorias, e sim, a riqueza nutricional dos alimentos, como é o caso da batata-doce. Só porque uma unidade contém em média 100 calorias, será que a batata-doce engorda e deve ser excluída da dieta? Veja a seguir.
Batata-doce engorda ou emagrece?
Se você costuma pesquisar por dietas de emagrecimento, em especial quando quer eliminar gordura e aumentar a massa muscular, já deve ter percebido que o famoso frango com batata-doce é o lanche pré-treino mais comentado e eficiente.
Os nutricionistas recomendam a batata-doce, porque ela é um alimento muito completo, rico em vitaminas, minerais, fibras, proteínas e carboidratos. O corpo necessita de todos esses nutrientes para se manter funcionando, com energia e saudável.
A batata-doce é recomendada no lanche pré-treino justamente porque suas calorias vão se transformar em energia e melhorar o desempenho durante os exercícios.
Também, porque suas fibras vão fazer com que essa energia seja fornecida aos poucos para o organismo, e não de forma repentina, o que poderia causar picos de glicose no sangue. É por isso que a batata-doce é um carboidrato complexo, enquanto a batata branca, que é absorvida muito rápido, é um carboidrato simples e alimenta por menos tempo.
Sendo assim, a batata-doce engorda apenas se você comer em excesso e não gastar nenhuma energia nas próximas horas. Para que esse alimento ajude a emagrecer, precisa ser inserido em uma dieta saudável e balanceada, junto com a prática de atividade física diária.
Propriedades nutricionais da batata-doce
Em 100 gramas de batata-doce cozida você consome, de acordo com a Tabela de Composição de Alimentos (TACO):
- Energia: 77 kcal;
- Proteína: 0,6 g;
- Lipídeo: 0,1 g;
- Carboidrato: 18,4 g;
- Fibra alimentar: 2,2 g;
- Cálcio: 17 mg;
- Magnésio: 11 mg;
- Vitamina C: 23,8 mg.
Como comer batata-doce para emagrecer?
Cada organismo tem necessidades próprias, conforme o estilo de vida que cada pessoa leva. Então, não existe uma única quantidade de alimento para todas as pessoas.
A melhor forma de você saber quanto e o que deve comer para emagrecer, inclusive batata-doce, é consultando um nutricionista que vai elaborar um plano alimentar depois de conhecer sua rotina, seus hábitos e seus objetivos.
Para cada objetivo, o nutricionista vai recomendar a que horas do dia e em que quantidade deve comer a batata-doce, também vai dizer o que mais pode comer junto com ela.
De modo geral, a batata-doce dentro de uma dieta de emagrecimento deve ser consumida sempre cozida, de preferência no vapor, ou assada. A ideia é evitar colocá-la em molhos cheios de condimentos ou fritar.
Também pode colocar a batata-doce em uma sopa de legumes ou rechear com frango no molho de tomate, por exemplo. Vai bem no escondidinho de vegetais fit e pode utilizá-la em receitas de bolos e pães. Inclusive, aproveite para conhecer deliciosa receitas de pão de batata-doce.