A batata-doce surge cada vez mais como um alimento chave para a manutenção de um organismo saudável. Além de ser barata e de estar disponível em todas as épocas do ano no Brasil, ela pode ser utilizada nas mais diversas receitas. Estudos apontam que dependendo de sua dieta e estilo de vida, a batata-doce emagrece, auxilia no controle da glicemia e mantém o colesterol ruim baixo.
Os benefícios da batata-doce estão comprovados pela ciência, incluindo seu potencial de emagrecimento. Claro que nenhum alimento por si só é capaz de fazer uma pessoa perder peso. Isso vai depender de muitos fatores, incluindo a forma como você se alimenta, a maneira como você vive e de que modo cuida de sua saúde.
Fato é que a batata-doce realiza diversas ações no organismo. Muitas delas em conjunto são capazes de fazer uma pessoa perder peso. É como uma reação em cadeia, já que uma coisa leva à outra. Por isso descubra agora como a batata-doce pode lhe ajudar na luta contra os números da balança.
De que forma a batata-doce emagrece?
Muitas pessoas costumam acreditar que a batata-doce e a batata inglesa comum afetam o organismo da mesma forma. Saiba, no entanto, que isso não é verdade. Apesar de elas terem valores nutricionais semelhantes em alguns pontos, tendo a batata-doce mais calorias, inclusive, a branca fica muito atrás em termos de benefícios.
Isso ocorre porque elas atuam de modo diferente no organismo humano. Veja o gráfico abaixo uma comparação de 100 gramas entre ambas:
Nutrientes | Batata-doce | Batata branca |
Calorias | 77 | 52 |
Carboidratos | 18,4 g | 11,9 g |
Potássio | 148 mg | 161 mg |
Vitaminas | 23,8 mg | 3,8 mg |
Cáclio | 17 mg | 4 mg |
Fibras | 2,2 mg | 1,3 mg |
Proteínas | 0,6 g | 1,2 g |
É comum as pessoas consumirem a batata branca mais que a doce tentando emagrecer porque a batata branca tem menos calorias. Saiba que isso é um grande erro. A batata-doce tem um índice glicêmico mais baixo, o que significa que seus carboidratos, mesmo em maior quantidade, demoram para entrar no organismo.
Outra vantagem é que a batata-doce regula os picos de insulina no sangue. Esses picos de insulina são um dos responsáveis justamente por armazenar gordura no corpo. Como esse alimento tem boa quantidade de fibras e hidratos de carbono complexo, ele reduz o apetite e aumenta a sensação de saciedade, o que ajuda a comer menos.
Por fim, a batata-doce fornece boa quantidade de energia para o corpo. E sabe o que é melhor? Ela faz isso lentamente. Por isso consumir esse alimento antes da prática de exercícios mantém você se exercitando por mais tempo e aumenta a troca de massa gorda por massa magra. Dessa forma, portanto, entende-se que, sim, a batata-doce emagrece.
Benefícios da batata-doce
A batata-doce emagrece, mas esse não é o único benefício dela. Os pesquisadores da área de nutrição têm feito diversas pesquisas para compreender um pouco mais como esse alimento atua no organismo. Até o momento, além dos benefícios da perda de peso, a ciência já provou que a batata-doce é benéfica pelos seguintes motivos:
- Regula a glicemia;
- É antioxidante;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Desintoxica o organismo;
- Protege o estômago;
- Previne a prisão de ventre;
- Estimula a perda de peso;
- Proporciona o ganho de massa muscular
- Atua como anti-inflamatório;
- Fortalece a visão;
- Regulariza a pressão arterial;
- Retarda o envelhecimento;
- É calmante;
- Controla o colesterol;
- Atua no combate ao câncer;
- Auxilia em problemas pulmonares;
- Previne anemia;
- Estimula o cérebro;
- Fortalece os ossos.
Receitas com batata-doce
Independente do motivo, incluir a batata-doce em sua rotina alimentar é fundamental. Ao contrário de outros alimentos, ela é versátil e permite que você experimente diversas receitas. Quanto à forma de fazê-la, dê preferência ao cozimento ou mesmo assada no forno. Isso porque se você fritar, os benefícios à saúde não serão os mesmos.
Existem dezenas de receitas com batata-doce que você pode fazer. Normalmente ela aparece como acompanhamento de um prato principal, mas nada impede que você a transforme em destaque. Veja abaixo três receitas simples, saudáveis e que vão lhe ajudar a incluir de forma saborosa essa raiz em sua dieta alimentar.
Húmus de batata-doce
Húmus é um prato típico de culinárias do Oriente Médio. Ele é um creme ou uma pasta que serve como aperitivo ou acompanhamento. Fica muito bom em cima de torradinhas integrais ou junto a uma salada de folhas verdes. A receita original é simples e pode ser modificada ao acrescentar alguns ingredientes, como a batata-doce, por exemplo. Veja abaixo a receita.
Ingredientes
- Grão-de-bico: 260 g;
- Batata-doce assada: 185 g;
- Suco de limão: 30 ml;
- Dente de alho: 1 unidade;
- Tahini: 40 g;
- Azeite: 80 ml;
- Cominhos em pó, sal e pimenta: a gosto.
Modo de preparo
1. Levar todos os ingredientes ao liquidificador. Triturar tudo até que obtenha uma pasta homogênea.
2. Coloque o húmus em um prato. Regue com azeite. Pode polvilhar com pimenta e salsa picada, se quiser.
Creme de batata-doce e brócolis
Brócolis é um alimento muito saboroso e que fornece uma série de nutrientes. Combiná-lo com batata-doce, então, é ainda melhor. Das muitas formas que essa combinação pode ocorrer, transformar esses dois ingredientes em um creme é uma ótima ideia. Confira a seguir como preparar essa receita.
Ingredientes
- Batata-doce assada: 700 g;
- Brócolis: 1 maço;
- Nozes: 6 unidades;
- Tahini: 40 g;
- Azeite e sal: a gosto.
Modo de preparo
1. Corte a batata-doce em rodelas e coloque para cozinhar.
2. Pique as folhas e os talos do brócolis e cozinhe em outra panela. Reserve as flores.
3. Após a batata-doce e os talos do brócolis cozinharem, leve ao liquidificador e triture tudo.
4. Leve de volta ao fogo. Adicione sal. Se quiser um creme mais ralo, pode adicionar água até deixá-lo na consistência que quer.
5. Toste as nozes em uma frigideira.
6. Sirva o creme. Decore com as folhas do brócolis e as nozes, que darão um sabor interessante.
Batata-doce recheada feita no micro-ondas
Batata-doce recheada é uma das receitas típicas de quem tem poucos ingredientes em casa. Você pode fazer com o recheio de sua preferência. Pode ser com bacon, queijo, frango, estrogonofe ou vegetais. A receita a seguir é com legumes refogados, para que seja saudável. Outra facilidade dessa receita é que não é preciso usar o forno, já que será usado o micro-ondas. Veja abaixo!
Ingredientes
- Batata-doce arredondada: 1 unidade média;
- Cenoura: 1 unidade;
- Tomate: 1 unidade;
- Cebola: meia unidade;
- Requeijão: 50 g;
- Sal: a gosto.
Modo de preparo
1. Lave a batata-doce com a casca. Faça furos em sua superfície, coloque em um prato e leve ao micro-ondas.
2. Aqueça por oito minutos. Vire a batata e aqueça por mais oito minutos. Para saber se está pronta, espete com palito de dente. Se não estiver macia, acrescente mais um tempo no micro-ondas.
3. Enquanto assa a batata-doce no micro-ondas, refogue os legumes.
4. Faça um corte em um dos lados. Pressione com muito cuidado as pontas para que a batata se abra.
5. Recheie a batata-doce e pronto. Agora é só comer!
Se quiser mais uma receita com batata-doce, veja o vídeo abaixo:
Fonte: CTCRI