O baru é o fruto do baruzeiro, uma árvore que atinge até 25 metros, nativa do Cerrado brasileiro, encontrada em regiões de Minas, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Seu nome científico é Dipteryx alata e popularmente também é conhecido como cumaru, feijão-coco, cambaru, castanha-de-bugre e tantos outros nomes.
A parte desse fruto que se come é a castanha, que está protegida por uma casca grossa e difícil de remover. Ela é muito nutritiva, saborosa e rende diferentes receitas, como a que você vai ver ao final do artigo. Agora, veja primeiro quais são os seus benefícios para a saúde.
Benefícios à saúde
A castanha, depois de descascada, tem uma cor marrom e um formato roliço. É considerada uma oleaginosa por conta do óleo da sua composição, mas é da família das leguminosas. É justamente essa oleosidade da castanha que a faz ser uma aliada da saúde.
Proteção do sistema cardiovascular
Por conter muitos ácidos graxos, que são gorduras boas para o organismo, é um grande aliado da saúde do coração e da circulação sanguínea. Ele ajuda a proteger a artérias contra as placas de colesterol “ruim” que ficam presas nelas devido a uma alimentação deficiente. Com isso, previne doenças como a pressão alta, a aterosclerose, o colesterol alto e até problemas como derrame e infarto.
Ação antioxidante das células
Com muitas vitaminas e minerais, a ação antioxidante dessa castanha é muito boa no organismo. Depois de metabolizados, esses nutrientes atuam protegendo as células de todo o corpo contra a oxidação causada pelos radicais livres em excesso. Ao fazerem isso, também estão ajudando a minimizar o risco do envelhecimento precoce e do desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas perigosas.
Fornece proteínas e muitos minerais
A riqueza nutricional dessa castanha é grande, fazendo dela uma ótima aliada dentro de uma alimentação saudável. O baru fornece um alto teor de proteínas ao organismo, o que pode ser um bom complemento para quem não come carne. Fornece também ferro, cálcio, zinco e magnésio, além de diversos outros nutrientes para a manutenção da saúde.
Afrodisíaco
Na medicina popular, ele é conhecido como o viagra-do-Cerrado, por ter propriedades afrodisíacas que despertam o desejo sexual.
Trata problemas reumáticos
Quem sofre com problemas reumáticos sente dores constantes por causa da inflamação que existe na área afetada. Como ele tem propriedade anti-inflamatória, pode contribuir com o tratamento recomendado pelo médico no alívio da dor e da inflamação.
Melhora a saúde da pele e do cabelo
Na cosmética, o óleo dessa castanha é muito usado na composição de cremes para a pele e para o cabelo, xampus e óleos para evitar o frizz. A ação da castanha é de criar uma camada protetora nos fios ou na pele que ajuda a manter a hidratação, prevenir o ressecamento e promove a nutrição.
Como consumir essa fruta?
Para comer a castanha pura, o ideal é que ela seja torrada, assim como se faz com amêndoas e amendoins. Aliás, ao torrá-la, também tem o benefício de desativar características que dificultam a absorção de determinados nutrientes, como o zinco e o cálcio.
Depois de torrada, pode usar a castanha em diversas receitas, como saladas, sobremesas, docinhos ou massas de bolo, pão e bolachas. Ela pode ser adicionada inteira, em pedaços, como farinha ou como óleo essencial, junto no preparo ou depois, como cobertura.
Receita com baru
Você pode usar as castanhas de baru em substituição a outras castanhas e ao amendoim, por exemplo, nos mesmos tipos de receitas. Um dos doces mais fáceis de fazer e que fica delicioso é a bolachinha de baru. Veja como fazer.
Ingredientes
Trigo: 1 xícara (chá);
Aveia em flocos: 1 ½ xícara (chá);
Trigo ou outra farinha integral: 1 xícara (chá);
Bicarbonato: 1 colher (chá);
Açúcar mascavo: 1 ½ xícara (chá);
Água morna: ½ xícara (chá);
Castanhas de baru torrado e triturado em pedaços grandes: 1 xícara (chá);
Damasco picado: 1 xícara (chá);
Ovo: 2 unidades;
Manteiga sem sal: 100 gramas.
Modo de preparo
- Em uma tigela, coloque todos os ingredientes secos, menos o bicarbonato, e misture;
- Depois adicione a manteiga em temperatura ambiente, os ovos e misture levemente;
- Adicione a água morna e o bicarbonato e misture muito bem até virar uma massa homogênea e consistente;
- Molde as bolachinhas e disponha em uma forma. Leve ao forno preaquecido na temperatura média até que a superfície das bolachas esteja dourada. Deixe esfriar e sirva.
Aproveite e veja também como é fácil fazer uma receita de paçoquinha de castanha de baru saudável: