baru
Crédito: Wikimedia Commons

Baru: benefícios e como consumir

Típica no Cerrado brasileiro, essa castanha fornece muitos benefícios à saúde e pode ser usada em diversos tipos de receitas

Publicidade

O baru é o fruto do baruzeiro, uma árvore que atinge até 25 metros, nativa do Cerrado brasileiro, encontrada em regiões de Minas, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Seu nome científico é Dipteryx alata e popularmente também é conhecido como cumaru, feijão-coco, cambaru, castanha-de-bugre e tantos outros nomes.

A parte desse fruto que se come é a castanha, que está protegida por uma casca grossa e difícil de remover. Ela é muito nutritiva, saborosa e rende diferentes receitas, como a que você vai ver ao final do artigo. Agora, veja primeiro quais são os seus benefícios para a saúde.

Benefícios à saúde

baru beneficios para saude
Crédito: SPDM

A castanha, depois de descascada, tem uma cor marrom e um formato roliço. É considerada uma oleaginosa por conta do óleo da sua composição, mas é da família das leguminosas. É justamente essa oleosidade da castanha que a faz ser uma aliada da saúde.

Proteção do sistema cardiovascular

Por conter muitos ácidos graxos, que são gorduras boas para o organismo, é um grande aliado da saúde do coração e da circulação sanguínea. Ele ajuda a proteger a artérias contra as placas de colesterol “ruim” que ficam presas nelas devido a uma alimentação deficiente. Com isso, previne doenças como a pressão alta, a aterosclerose, o colesterol alto e até problemas como derrame e infarto.

Publicidade

Ação antioxidante das células

Com muitas vitaminas e minerais, a ação antioxidante dessa castanha é muito boa no organismo. Depois de metabolizados, esses nutrientes atuam protegendo as células de todo o corpo contra a oxidação causada pelos radicais livres em excesso. Ao fazerem isso, também estão ajudando a minimizar o risco do envelhecimento precoce e do desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas perigosas.

Fornece proteínas e muitos minerais

A riqueza nutricional dessa castanha é grande, fazendo dela uma ótima aliada dentro de uma alimentação saudável. O baru fornece um alto teor de proteínas ao organismo, o que pode ser um bom complemento para quem não come carne. Fornece também ferro, cálcio, zinco e magnésio, além de diversos outros nutrientes para a manutenção da saúde.

Afrodisíaco

Na medicina popular, ele é conhecido como o viagra-do-Cerrado, por ter propriedades afrodisíacas que despertam o desejo sexual.

Trata problemas reumáticos

Quem sofre com problemas reumáticos sente dores constantes por causa da inflamação que existe na área afetada. Como ele tem propriedade anti-inflamatória, pode contribuir com o tratamento recomendado pelo médico no alívio da dor e da inflamação.

Publicidade

Melhora a saúde da pele e do cabelo

Na cosmética, o óleo dessa castanha é muito usado na composição de cremes para a pele e para o cabelo, xampus e óleos para evitar o frizz. A ação da castanha é de criar uma camada protetora nos fios ou na pele que ajuda a manter a hidratação, prevenir o ressecamento e promove a nutrição.

Como consumir essa fruta?

Para comer a castanha pura, o ideal é que ela seja torrada, assim como se faz com amêndoas e amendoins. Aliás, ao torrá-la, também tem o benefício de desativar características que dificultam a absorção de determinados nutrientes, como o zinco e o cálcio.

Depois de torrada, pode usar a castanha em diversas receitas, como saladas, sobremesas, docinhos ou massas de bolo, pão e bolachas. Ela pode ser adicionada inteira, em pedaços, como farinha ou como óleo essencial, junto no preparo ou depois, como cobertura.

Publicidade

Receita com baru

bolacha de baru
Crédito: Hotel Pousada Mandala

Você pode usar as castanhas de baru em substituição a outras castanhas e ao amendoim, por exemplo, nos mesmos tipos de receitas. Um dos doces mais fáceis de fazer e que fica delicioso é a bolachinha de baru. Veja como fazer.

Ingredientes

Trigo: 1 xícara (chá);
Aveia em flocos: 1 ½ xícara (chá);
Trigo ou outra farinha integral: 1 xícara (chá);
Bicarbonato: 1 colher (chá);
Açúcar mascavo: 1 ½ xícara (chá);
Água morna: ½ xícara (chá);
Castanhas de baru torrado e triturado em pedaços grandes: 1 xícara (chá);
Damasco picado: 1 xícara (chá);
Ovo: 2 unidades;
Manteiga sem sal: 100 gramas.

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, coloque todos os ingredientes secos, menos o bicarbonato, e misture;
  2. Depois adicione a manteiga em temperatura ambiente, os ovos e misture levemente;
  3. Adicione a água morna e o bicarbonato e misture muito bem até virar uma massa homogênea e consistente;
  4. Molde as bolachinhas e disponha em uma forma. Leve ao forno preaquecido na temperatura média até que a superfície das bolachas esteja dourada. Deixe esfriar e sirva.

Aproveite e veja também como é fácil fazer uma receita de paçoquinha de castanha de baru saudável:

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM