A bardana é uma planta originária da Eurásia, mas muito difundida nos países americanos. Seu nome científico é Arctium lappa e ela possui propriedades medicinais que ajudam a tratar variados problemas de saúde. Conheça seus benefícios, propriedades, como usar e cuidados ao consumir.
Veja também: sintomas de inflamação no corpo
Benefícios para a saúde
Você encontra a bardana em lojas de produtos naturais, farmácias e feiras de plantas medicinais com facilidade. Procure pelos produtos com informações na embalagem que atestem sua legitimidade, com nome de produtor, data de validade e observe se a planta está com bom aspecto, mesmo estando desidratada. Ao comprar um saquinho, poderá utilizar para os seguintes benefícios à saúde:
Redução da retenção de líquidos
Se você sofre com inchaço no corpo, o primeiro passo é consultar um médico para saber a causa e fazer o tratamento correto. Depois, fale com ele sobre o uso dessa planta, pois ela tem propriedades diuréticas e depurativas. Ela ajuda a aumentar a quantidade de urina no corpo para que o líquido em excesso seja eliminado junto com as toxinas.
Tratamento de problemas estomacais
Assim como a retenção de líquidos, os problemas estomacais podem ocorrer por diversas causas. Então, vá ao médico antes de tomar qualquer remédio natural para saber qual é o problema a ser tratado. Depois, a bardana pode ser usada com suas propriedades anti-inflamatórias para ajudar a tratar gastrite e dor de estômago.
Prevenção de cólica renal
Quem já passou por crise de cólica renal certamente vai querer provar algum remédio caseiro para que nunca mais tenha esse tipo de dor. Depois de consultar o médico para saber se essa planta pode ajudar como reforço ao tratamento da medicina tradicional, então poderá se beneficiar do seu efeito diurético que ajuda a eliminar as pequenas pedras formadas nos rins, quando ainda conseguem sair pela urina.
Tratamento de problemas de pele
Por ser uma planta bactericida e fungicida, ela também é útil no tratamento de acne, eczema, abcesso, furúnculo e caspa. Fale primeiro com o dermatologista para saber como fazer uso da planta para essas finalidades e para que o médico ajude a acompanhar os resultados.
Alívio dos sintomas de doenças inflamatórias
A propriedade anti-inflamatória e diurética dessa planta pode, ainda, contribuir com o tratamento de doenças inflamatórias do organismo. Além dos problemas gástricos, também serve para problemas reumáticos, como os tipos de artrite.
Propriedades da bardana
Como viu, ela possui propriedades que agem como anti-inflamatório, diurético, depurativo, bactericida e fungicida. Mas também é antisséptica, calmante, adstringente e depurativa, combinando todos esses efeitos para o tratamento dos problemas de saúde mencionados nos tópicos acima.
Como usar bardana
- Para tratar dos problemas estomacais, ferva 1 litro de água e faça uma infusão com 3 colheres de sopa de raiz da planta. Deixe por 5 minutos descansando, depois coe e beba 3 xícaras ao dia;
- Para a retenção de líquidos, misture 1 colher de sopa da planta com 300 mililitros de água fervente e deixe fervendo tudo junto por 10 minutos. Depois de morno, coe e beba 2 ou 3 xícaras ao longo do dia, intercalando com água;
- Para as cólicas renais, misture 1 colher de sopa das folhas picadas da planta com 1 litro de água fervente. Quando estiver morno, coe e vá tomando durante o dia em pequenas porções.
Contraindicações e efeitos colaterais
Pessoas com diarreia, problemas gástricos, diabetes, crianças, gestantes e lactantes não devem fazer uso dessa planta. Se for o caso, devem ter a recomendação do médico. Como é uma planta que estimula a produção de urina, é bem comum que sinta mais vontade de urinar ao longo do dia. É importante intercalar o consumo da planta com bastante água par repor o líquido, manter-se hidratado e promover a limpeza do organismo.