Menu

Como cultivar a planta barba-de-moisés

Essa planta linda e delicada pode ser usada para complementar o paisagismo ou para ficar em vasos dentro de casa

Crédito: Freepik

Publicidade

A barba-de-moisés é uma forração muito bonita, de folhas bem pequeninas e delicadas. Algumas pessoas conhecem por lágrimas-de-bebê, mas nome botânico dessa planta é Soleirolia soleirolii. É uma planta originária da Europa e do Mediterrâneo que fica com cerca de 15 centímetros de altura, muito usada para preencher jardins, formando um lindo e denso tapete verde.

Luminosidade

Essa planta gosta de ficar à meia sombra, pegando no máximo algumas horinhas de sol fraco por dia. Então é uma boa para ter dentro de casa em um vaso para que ela fique pendente, em um terrário ou na parte do seu jardim que não bate sol, mas tem bastante claridade.

Cuidado com o local escolhido para plantar

Crédito: Saberes do Jardim

Se for plantar no jardim para fazer forração, além de se atentar à luminosidade ideal, também precisa saber que essa planta não pode ser pisoteada. Então, não pode plantá-la em áreas de circulação de pessoas ou ela vai morrer.

É uma PANC

A barba-de-moisés é uma PANC, ou seja, uma Planta Comestível Não Convencional. Você pode usá-la para incrementar suas saladas e sanduíches com um visual e um sabor diferenciado.

Publicidade

Terra para plantio

Crédito: Saberes do Jardim

Assim como para grande parte das plantas, a barba-de-moisés precisa de um solo rico em matéria orgânica, bem drenável e fértil.

Regas

Esse solo deve ser mantido sempre umedecido, então as regas devem ser frequentes, sempre que colocar a mão na terra e sentir que a superfície está secando. No verão ela vai gostar de ter suas folhas borrifadas com água, já no inverno as regas podem ser mais espaçadas.

Reprodução

Crédito: Saberes do Jardim

Se você já tiver uma barba-de-moisés bem desenvolvida, pode fazer novas mudas por estaquia, ou seja, raminhos. Corte um raminho saudável e bonito e coloque na terra própria para plantio. Regue e mantenha em luz indireta. Ela pega fácil e logo começa a se desenvolver.

Veja também:

Sair da versão mobile