Menu

Baratas transmitem doenças: mito ou verdade?

Ainda mais comuns no calor, elas podem causar muitos problemas

Crédito: Freepik

Publicidade

Você tem pavor de baratas? Pois saiba que é bom realmente ficar longe delas. Além de nada higiênicas, elas podem, sim, transmitir diversas doenças para você e sua família. Entenda como isso pode acontecer e mantenha esse inseto longe da sua casa.

Baratas transmitem doenças?

Sim, as baratas podem transmitir diversos tipos de doenças. Isso acontece porque elas carregam bactérias ou vírus em suas patas, depois de passar em locais contaminados. Basta uma passadinha rápida pelo alimento para deixá-lo contaminado. Depois, a pessoa – sem saber da sua presença – ingere os germes e adoece. Veja quais são as principais doenças passadas pelas baratas.

Hepatite A

A hepatite A é causada pelo vírus VHA, tendo sua transmissão a origem oral-fecal. Ou seja, está totalmente relacionada com as patas das baratas. Isso porque elas passam por esgotos e outros locais contaminados, pisando depois nos alimentos. Ao comer, você acaba colocando para dentro também os vírus que a barata deixou.

Febre tifoide

Ter febre tifoide pode ser extremamente desagradável. Isso porque atacam o estômago, intestino e até mesmo o baço, fígado, vesícula e muito mais. E sim, as baratas podem contaminar o alimento ou a água com a bactéria Salmonella enterica typhi, causadora da doença. Da mesma forma que a hepatite A, ela tem contaminação oral-fecal.

Publicidade

Problemas gastrointestinais

Diarreia e vômitos podem ser as grandes vilãs das férias de verão. Muita gente coloca a culpa na coitada da maionese, mas o problema pode ser outro. Nessa época, a quantidade de baratas aumenta, fazendo com que as chances delas terem passado na comida cresçam também. Então, atenção redobrada!

Asma

Ninguém imaginaria que esse inseto ainda seria capaz de causar outros problemas, além dos de origem oral-fecal. Mas sim, ela também pode causar doenças respiratórias, como a asma. Alergias também são agravadas, isso porque ela pode secar e se desfazer em um pó que entra pelas vias aéreas respiratórias superiores. Claro que estão carregadas de vírus e bactérias, agravando o quadro.

Como afastar as baratas?

Então, o melhor é deixar essas pragas longe de casa, concorda? Claro que existe a opção de jogar veneno em tudo, mas nem sempre é a melhor. Às vezes se tem criança em casa ou um pet, que podem ser prejudicados pela dedetização ou com venenos específicos. Para isso, você pode usar venenos naturais, que irão afastar as baratas e até matar, sem prejudicar a saúde.

É fundamental também que se deixe todo o lixo bem fechado, assim como os ralos do chão. Se na sua região tiver infestação, você pode – além dos repelentes naturais – deixar as portas fechadas com uma proteção por baixo, evitando que elas passem. Além disso, manter a higiene da casa e os alimentos sempre cobertos pode evitar muita dor de cabeça futura.

Publicidade

Claro que, se a situação estiver fora do controle, é muito interessante chamar uma equipe para eliminar os focos do inseto. É sem dúvidas um investimento em saúde, bem estar e tranquilidade, já que as chances de ver uma daquelas terríveis baratas voadoras se reduzem infinitamente. Cuide do seu lar com carinho e mantenha essas doenças longe de você e sua família.

Sair da versão mobile