Segundo uma investigação da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, um banho quente de banheira consegue auxiliar no controle de açúcar na corrente sanguínea, ajudando no tratamento de diabetes.
De resto, um banho quente também é capaz de ajudar o organismo a queimar uma boa quantidade de calorias. Desse modo, conta com as mesmas vantagens da atividade física.
A investigação analisou 14 homens que se submeteram a 2 testes para aumentar a temperatura do corpo: através desses exames, foi possível avaliar a quantidade de calorias que foram queimadas em cada uma das sessões.
No primeiro teste, os participantes tiveram de pedalar ao longo de 60 minutos. Por outro lado, no outro, os homens relaxaram numa banheira com temperaturas de 40º C também no decorrer de 60 minutos.
De acordo com os resultados, embora o ciclismo queime mais calorias, um banho quente é capaz de queimar a mesma quantidade (aproximadamente, 130) de uma caminhada de meia hora.
As vantagens ainda não terminaram: o aquecimento do banho ajuda na diminuição da inflamação crônica, que marca presença em distúrbios de longo prazo. É o caso do diabetes tipo 2.
Apesar de todos os benefícios, é importante sublinhar que o banho quente deve ser combinado com um regime alimentar equilibrado e atividade física.
Achou essa matéria interessante? Então, compartilhe!