Pode dar banho em gatos
Crédito: Freepik

Pode dar banho em gatos? Veja quais são riscos e os cuidados a ter

Os gatos se sentem desprotegidos quando tomam banho e perdem seu cheiro natural

Publicidade

Os gatos têm o hábito de se lamber para limpar o corpo. Esse é o banho deles, inclusive dos mais peludos. Por isso, o banho com água é desnecessário, além de oferecer riscos à saúde física e psicológica do animal.

Faz mal dar banho em gatos?

Os gatos não gostam de tomar banho com água por vários motivos. Primeiro que, mesmo usando shampoo e sabonete sem odor, depois do banho o gato não vai mais ter o cheiro natural que o ajudava a seguir seu instinto e se sentir protegido.

Ao invés de se sentir limpo, o gato vai se sentir sujo e começará a se lamber até que o seu cheiro natural volte. É um incômodo e um esforço desnecessário para ele.

Além do cheiro natural perdido, os gatos não gostam de ser forçados a ficarem debaixo d’água e serem ensaboados. O processo fica ainda mais difícil na hora da secagem, pois o barulho do secador é terrível para os bichanos.

Publicidade

Agora, além desses fatores, dar banho em gato pode sim fazer mal à saúde do animal. Alguns gatos ficam com cistite, dores nas articulações e passam a ter um comportamento agressivo ou medroso quando veem alguma situação que lembre o banho.

Escovação é melhor que banho

Ao invés de dar banho no seu felino, ajude-o a se limpar melhor com uma escovinha confortável. Você pode escovar seu gato pelo menos 3 vezes por semana, dependendo do quanto ele se suja fora de casa ou de quanto pelo ele solta.

Se o gato parecer não gostar da escovação, talvez as cerdas da escova machuquem ou você o está escovando em áreas que ele não gosta, com muita força, puxando nós. A escovação deve ser um momento tranquilo de relaxamento e confiança entre vocês.

Quando pode dar banho em gatos?

De modo geral, nunca é preciso dar banho em gatos, pois eles são autolimpantes. Mas, em situações especiais, o banho pode ser dado, como quando o gato se meteu em um lugar com graxa e não conseguiu se limpar sozinho, como parte de uma terapia ou para tratar algum problema de pele, por exemplo.

Publicidade

Apenas uma raça de gato precisa de banho

A exceção da regra é sobre os gatos da raça Sphynx, que não têm pelos. Pode até parecer que eles se limpam com mais facilidade, mas é o contrário.

A ausência de pelos faz a pele deles ser mais oleosa, e essa oleosidade dificulta a remoção de sujeiras apenas com a língua do gato.

Então, essa raça pode sim tomar banho, mas seguindo os mesmos cuidados para os demais gatos. Veja a seguir.

Publicidade

Cuidados na hora de banhar um gato

Se o seu gato realmente estiver precisando de um banho, então você deve tomar os seguintes cuidados para evitar estresse e problemas de saúde no felino:

  • Prepare a água com temperatura morna e agradável, pois os gatos sentem frio;
  • Use shampoo ou sabonete sem cheiro, próprio para dar banho em gatos;
  • Deixe tudo preparado antes de botar o gato na água para que seja rápido;
  • Nunca molhe o rosto nem lave as orelhas do gato;
  • Crie um ambiente tranquilo, quentinho e agradável para evitar que o gato fique irritado;
  • Escolha um dia de sol para secar o gato apenas com a tolha e evitar que ele se assuste com o secador;
  • Se quiser levar em um pet shop, pesquise por um que seja especializado em banhar gatos.

Veja também: Quais frutas os gatos podem comer?

PODE GOSTAR TAMBÉM