As energias positivas e negativas estão por toda parte, coexistindo com você, ao seu redor, o tempo inteiro. Às vezes, quando você sente que as coisas estão dando errado, seu corpo está dolorido e pesado, sem um motivo aparente, pode ser que você esteja com uma carga maior de energias negativas. Isso pode acontecer por causa de más companhias, de lugares que você visitou ou mesmo porque seus pensamentos estão muito negativos. Então, uma das formas de equilibrar essas energias é fazendo um banho de descarrego.
O que é banho de descarrego?
O banho de descarrego é uma prática milenar que utiliza ervas e ingredientes “limpantes”, como o sal grosso, para afastar do corpo as energias negativas que atraem mau olhado e azar para a vida. É um ritual religioso usado em várias culturas para trazer purificação e proteger o corpo de todos os males.
Ervas mais poderosas para usar
Há quem prefira fazer o banho de descarrego só com água morna e sal grosso, pois o sal, quimicamente falando, é um condutor de energia. Então, juntando o efeito químico com a crença espiritual, ele é usado para conduzir para longe do seu corpo as energias negativas.
Mas a forma tradicional de fazer o banho de descarrego é usando ervas que possuem propriedades de afastar as más energias, limpar o corpo e atrair energias positivas. Você pode usar até 3 tipos de ervas em um banho. Escolha suas preferidas com base no aroma, pois as propriedades espirituais são as mesmas para todas.
- Arruda
- Sálvia
- Lavanda
- Alecrim
- Hortelã
- Guiné
- Boldo
Fazendo o banho de descarrego: antes, durante e depois
O momento do banho de descarrego deve ser especial, como um ritual mesmo. Para isso, é importante você escolher um dia e horário em que terá silêncio e tranquilidade em casa.
- Quando estiver com suas atividades feitas e puder se preparar para descansar, vá para a cozinha preparar a sua infusão. Aqueça cerca de 2 litros de água e desligue o fogo quando estiver quase fervendo.
- Em seguida, coloque na água algumas folhas das ervas escolhidas e tampe a panela para que as ervas possam liberar suas propriedades na água, mantendo o calor.
- Enquanto isso, organize o banheiro. Pode acender um incenso, algumas velas para criar um clima agradável.
- Volte à cozinha para coar a infusão e colocá-la dentro de uma jarra. Leve essa jarra para o banheiro também.
- Então, com tudo preparado, tome o seu banho de sempre, normalmente, para limpar o corpo das impurezas acumuladas no dia.
- Quando terminar, pegue o jarro e vá derramando a infusão dos ombros para baixo, lentamente, rezando um Pai-Nosso e um uma Ave-Maria, mantendo apenas pensamentos positivos.
- Se estiver calor, deixe secar naturalmente. Se estiver frio, seque-se sem esfregar o corpo. Por fim, vista uma roupa clara e está feito.
O que NÃO FAZER no banho de descarrego
Tome cuidado com a frequência do banho de descarrego, pois esse ritual vai modificar as energias do seu corpo. Se fizer com muita frequência, como uma vez por semana, será um descarrego excessivo que vai levar embora até as suas boas energias.
Deixe para fazer esse banho uma vez por mês, pois é o suficiente. E não precisa fazer sempre. Se estiver se sentindo bem, com alto astral e com boa saúde, não faça.
Lembre-se também que esse não é um banho para tratar doenças. Se o seu corpo estiver apresentando sintomas de cansaço, estresse e dores, vá ao médico para saber se há algum problema a ser tratado, pois o banho não vai resolver.
Veja também: Quais os benefícios espirituais do alecrim?